A marca acaba de receber a certificação da CHEP, que apontou diminuição da emissão de CO2, uso de madeira e descarte de resíduos. Os resultados foram possíveis por conta da reutilização de paletes e economia circular no Centro de Distribuição da marca
Atualmente, o mercado exige cada vez pilares éticos e sólidos de consumo. Pensando nisso, a NIVEA, especialista em cuidados com a pele há mais de 110 anos, e sua holding, a Beiersdorf, colocam em prática o propósito Cuidado Além da Pele, frente institucional que adota metas de sustentabilidade e transformação social que fazem a diferença em toda a cadeia de negócios. Partindo desse princípio, a marca avançou mais um passo em sua jornada em prol da sustentabilidade com a certificação de logística sustentável da CHEP, que mostrou a diminuição na emissão de gases do efeito estufa e redução do uso de madeira em toda a operação logística de NIVEA no Brasil. A CHEP é uma companhia global em economia de compartilhamento e logística sustentável, a empresa é parceira da marca desde 2012.
O certificado, emitido pela RDC Environment, apontou que NIVEA atuou positivamente no modelo de economia circular da CHEP, criando um sistema de compartilhamento e reutilização de paletes azuis, aqueles que são compostos por madeira certificadamente reflorestada, evitando desperdícios desnecessários e o excesso no uso de madeira.
A iniciativa acontece no Centro de Distribuição de Jundiaí da companhia e é baseado na metodologia de ISSO-14044, que apontou a Análise do Ciclo de Vida (ACV) e a adoção desse modelo de economia, NIVEA contribuiu para redução de 82% em emissões de CO2, o que equivale a 781 mil kg, ou 714 mil km rodados por caminhões e 18 voltas ao redor do mundo com eles; o uso de 87% de madeira, proporcional a preservação de 1.400 árvores; e poupou o descarte de 98% de resíduos em aterros, o que corresponde a 497 mil kg, ou 117 caminhões.
“Estamos animados com essa declaração da CHEP, nossa parceira há 10 anos. Na companhia, nós temos objetivos muito claros sobre iniciativas de ESG, que nos ajudam a trilhar um caminho transparente e de respeito ao meio ambiente e nossos consumidores. Essa é uma agenda coletiva, e também ambiciosa, por isso envolvemos todos os nossos colaboradores, que são sempre desafiados a pensar e identificar possibilidades de melhorias em nossa cadeia”, afirma Fátima Ribeiro, diretora de Supply Chain de NIVEA no Brasil.
As marcas obtidas nessa certificação são inspiradas na Agenda de Sustentabilidade de NIVEA, que direciona a marca para um futuro mais ecoético. Em Logística, estamos comprometidos com a meta Global da empresa de redução de 30% das emissões de CO2 para o ano 2025.
Além de pensar em distribuições com menos impactos climáticos, a marca possui um planejamento ambicioso em relação à sua produção no mercado nacional. Com prazo até 2025, prevê o uso de 50% menos plástico novo, feito à base de petróleo, diminuição de 30% de emissão de gases poluentes em toda cadeia, utilização de 25% menos água na produção, aplicação de embalagens 100% refil, reutilizáveis ou recicláveis e ingredientes totalmente oriundos de fontes renováveis e desmatamento zero.
Produção responsável na Beiersdorf
As fábricas da Beiersdorf em todo mundo têm compromissos específicos para reduzir o impacto ambiental, inclusive na planta brasileira localizada em Itatiba (SP).
Para incentivar o engajamento das equipes, a fábrica possui a Retorna Machine, uma máquina de descarte de embalagens NIVEA para resíduos de cosméticos pós consumo, incluindo o aerossol (considerado um item perigoso), associada a um programa de bônus. Assim, os colaboradores ganham uma pontuação a cada embalagem descartada e trocam por descontos em diferentes serviços.
A fábrica ainda possui certificação LEED Gold, sistema internacionalmente reconhecido para classificar edifícios sustentáveis, que prevê o uso racional e consciente de recursos naturais, redução do consumo de água e energia, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental. Há projetos em andamento para a viabilização da troca da caldeira para uma opção de fonte renovável a fim de zerar as emissões de carbono. Ainda neste ano, o compressor de ar será modernizado para otimizar o consumo de energia.
Alguns projetos já constatam excelentes resultados para a uma produção mais consciente:
- sabonetes líquidos: possuem refis em embalagem econômica com redução de 76% de plástico;
- águas micelares: contam com fórmula vegana, livre de parabenos, silicone, óleo mineral e corantes e embalagem feita com 96% de material reciclado, excluindo-se tampa e rótulos;
- lenços demaquilantes: fórmulas veganas com 97% de ingredientes de origem natural, livre de parabenos, silicone, sulfato, corante e álcool etílico e 45% da embalagem feita com material reaproveitado de sucata da produção de papel alumínio, exceto a etiqueta de selagem;
- NIVEA Soft evoluiu e chegará às prateleiras, em 2023, com óleo de jojoba 100% natural e fórmula 98% biodegradável, redução de cerca de 40% das emissões de CO2 e investimentos para equilibrar as emissões restantes e se tornar um produto com 100% dos impactos climáticos neutralizados;
- Na Alemanha, a Beiersdorf lançará o NIVEA MEN Climate Care Moisturizer, um hidratante facial masculino com Tecnologia de Utilização de Captura de Carbono (CCU) e o etanol contido na fórmula é obtido a partir do dióxido de carbono reciclado. O produto ainda é 100% livre de microplásticos, silicones, óleos minerais e derivados de PEG/PEG.
Para uma transformação de dentro para fora, NIVEA possui o Grupo de Afinidade com foco em Sustentabilidade Meio Ambiente, que identifica oportunidades para reduzir o impacto do negócio para o planeta. Este grupo é formado por colaboradores voluntários de diversas áreas que compartilham interesses e dialogam para implementar ideais e projetos que gerem resultados reais. “A participação desses colaboradores é fundamental para acelerar a nossa agenda de sustentabilidade e propósito. Contamos, inclusive, com representantes do nosso Centro de Distribuição de Jundiaí. Faço questão de agradecê-los por todo o empenho,”, conclui.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.
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