Noticias

ONG TETO se junta à SOFTYS Contigo e realiza ações de saneamento básico

Comunidades do Rio de Janeiro e Goiânia receberam recentemente as atividades do projeto, que também já passou por São Paulo, Paraná, Recife e Bahia

Cerca de 45% dos brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto e mais de 3% das crianças e adolescentes no país não possuem banheiro em casa, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil. Para ajudar a mudar essa realidade, o projeto de investimento social Softys Contigo realiza uma série de ações em diversas comunidades do país em prol de levar acesso à água potável e saneamento básico para mais de 30 mil pessoas em toda a América Latina. Com passagens por São Paulo, Paraná, Bahia e Recife, o projeto recentemente também chegou nas comunidades de Beira da Mata, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana de Goiânia, e em Guaranys, parte integrante da Cidade de Deus, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

As duas regiões sofrem com a falta de saneamento básico. Em Beira Mar (GO), poucas famílias possuem banheiros, e muitos deles apenas são constituídos por um balde e um buraco no chão. Guaranys (RJ), com cerca de 450 famílias, também apresenta uma difícil realidade, com moradias inteiras em áreas alagadas e esgotos que vazam à céu aberto.

“A Softys tem como propósito o cuidado com as pessoas, com o entorno e com o meio ambiente.  Entendemos que temos uma responsabilidade social e, através do Softys Contigo, chegamos às comunidades para implementar soluções de água e saneamento para famílias que hoje sofrem pela falta de condições básicas de higiene. Queremos fortalecer o nosso propósito de cuidado nas regiões para seguir contribuindo com o desenvolvimento local”, disse Luis Delfim, Diretor Geral da Softys Brasil.

“A TETO trabalha em comunidades hipervulneráveis, nas quais a moradia de emergência é apenas o primeiro passo e a demanda por soluções urgentes de saneamento está quase sempre presente. Por isso parcerias como essa com Softys são tão importantes permitem que a gente amplie nosso impacto com a comunidade e, mais importante, que as famílias que vivem ali tenham um banheiro e a perspectiva de que é possível agir e transformar mais suas realidades”, explica Camila Jordan, Diretora Executiva da TETO Brasil.

Softys Contigo

Softys Contigo é o grande projeto de investimento social da Softys, e está alinhado à sua Estratégia de Sustentabilidade 2023, onde um dos focos centrais é ser um aliado no desenvolvimento das comunidades e territórios onde está presente. Lançado no começo deste ano, tem investimento de US$ 6 milhões e objetivo de prover o acesso à água potável e saneamento a pessoas que vivem em comunidades e assentamentos populares na América Latina.  No cronograma está contemplado a construção de 2 mil soluções de água e saneamento até 2026, para tornar o cuidado e a higiene uma realidade para milhares de famílias que hoje vivem em condições de vulnerabilidade social.

Em parceria com a TETO, o Softys Contigo prevê soluções sanitárias, soluções de água potável, sistema de captação de água da chuva para consumo humano e lavatórios comunitários. Todas as iniciativas serão implementadas por moradores, voluntários da TETO e colaboradores da Softys que fazem parte do voluntariado corporativo da empresa. As ações já foram realizadas em São Paulo, Goiânia, Recife, Bahia e Paraná.

Além do Brasil, as soluções propostas serão construídas em comunidades do Chile, México, Peru, Colômbia, Argentina, Equador e Uruguai. O objetivo do projeto social Softys Contigo é contribuir de forma concreta para o avanço do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 da Agenda 2030 das Nações Unidas, cujo desafio é resolver o acesso à água e ao saneamento.

Além da frente de trabalho “Água e Saneamento”, o Softys Contigo possui mais duas frentes de atuação: Educação em Higiene e Ajuda Oportuna que permite fazer do cuidado e da higiene o seu propósito social ativando programas onde as marcas como Elite, Babysec, Kitchen, Cotton, entre outras – terão um papel fundamental para alavancar o projeto com ações concretas e mensuráveis. Contribuir e desenvolver os territórios e comunidades que acolhem as operações da Softys é foco central da Estratégia de Sustentabilidade 2023.

Sobre a Softys

Empresa do grupo chileno CMPC, a Softys é especializada em produção e comercialização de produtos de higiene e cuidado pessoal, como papéis higiênicos, guardanapos, toalhas de papel, lenços, fraldas infantis e de adulto e proteção feminina. É líder na produção de tissue na América Latina e no Brasil, com mais de 500 milhões de consumidores e operações em oito países: Chile, Argentina, Brasil, Colômbia, Perú, Equador, México e Uruguai.

Proprietária das marcas Elite, Kitchen, Sublime, Babysec, Ladysoft, Cotidian, Elite Professional, Duetto e Paloma, após a aquisição da Carta Fabril passou a contar também com as marcas Cotton e Deluxe de papéis higiênicos, Baby Looney Tunes e Looping de fraldas infantis, os absorventes femininos Diana, fraldas adultas Bem-Estar e as marcas Coquetel, Social Clean e Gran Finale de toalhas de papel e guardanapos. A companhia soma agora 4 mil colaboradores e 6 fábricas com capacidade para produzir 370 mil toneladas/ano de papel para produtos de higiene e quase 6 bilhões de unidades de produtos de cuidado pessoal. São 6 centros de distribuição no total, que formam uma malha de distribuição privilegiada para todo o Brasil.

 Sobre a TETO – TETO é uma organização formada por jovens voluntários que trabalham em conjunto com os moradores de comunidades precárias para superar a situação de pobreza na América Latina por meio de melhorias nas condições de moradia e habitat desses territórios. A organização está presente em 18 países da região e seu escritório internacional fica em Santiago do Chile.

#Envolverde