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Pernambucanas investe em energia renovável para 243 lojas

Em parceria com a Raízen, o acordo prevê a contratação de 1.953 MWh de energia renovável por ano até 2027. Volume representa a redução de 192 toneladas de gás carbônico da atmosfera 

A Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações, acaba de fechar uma parceria com a Raízen, empresa integrada de energia e referência global em bioenergia. A união entre as duas empresas tem o objetivo de gerar energia renovável e abastecer 243 lojas de rua da marca, por meio da solução de Geração Distribuída, usando fontes de energia solar, biogás e hídrica. Essa é a maior parceria da Raízen com uma varejista de moda até o momento e a distribuição contemplará diversas localidades.

O acordo prevê o alvo de geração anual de 1.953 MWh de energia renovável até 2027. Esse volume poderia abastecer uma cidade com cerca de 4 mil habitantes por ano e a produção de energia limpa realizada para a iniciativa pode proporcionar a redução de 192 toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

No total, as lojas de rua da Pernambucanas contempladas com o fornecimento de energia limpa da Raízen estarão localizadas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, todos atendidos por 18 distribuidoras diferentes. As lojas estão localizadas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiânia, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Tocantins.

“Evoluir olhando para o cuidado com o futuro e a importância da urgência climática faz parte das estratégias do nosso negócio. A parceria com a Raízen é mais uma de nossas iniciativas para seguirmos na missão de uma gestão ambientalmente correta, e o processo de descarbonização da nossa operação é parte fundamental nisso”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

“Estamos muito felizes com a parceria que fechamos com a Pernambucanas. Iremos fornecer energia renovável em 18 estados, com espaço em usinas de imediato e algumas plantas em construção com conexão prevista em 2023. A Raízen irá atender praticamente toda sua demanda no Brasil, visto que puderam fazer, em uma única negociação, o suprimento da sua necessidade e ter um parceiro estratégico, de confiança, em um mercado com concorrentes regionais”, comemora Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen.

Atualmente, a Raízen tem em seu portfólio cerca de 5% da geração de energia renovável do Brasil, com 2 GW de capacidade, sendo 70% centralizada na biomassa e 30% na geração distribuída solar, pequenas centrais hidrelétricas e aterro sanitário.

Desenvolvimento sustentável da Pernambucanas

A Pernambucanas possui um plano de redução de seus impactos que visa o desenvolvimento sustentável e a diminuição de emissões de gases poluentes ao longo dos anos. A parceria com a Raízen é uma das iniciativas que a varejista adotou para reforçar seu compromisso com o cuidado com as pessoas e com o planeta.

Desde 2009, 16% das lojas da companhia já compram energia de matrizes energéticas renováveis, por meio do mercado livre de energia. A projeção para os próximos dois anos é que a marca migre 33% do número total de lojas para esse sistema. Assim, será possível alcançar 80% de lojas utilizando um sistema limpo de energia.

Ainda contemplando o plano de redução de impactos, a varejista possui desde 2017 a Oficina Escola, localizada em Araçariguama (SP), que realiza a reforma e produção de balcões, mesas, armários e manequins, que seriam descartados e os destinam para serem utilizados nas novas lojas. Além de ser um projeto social que desenvolve e capacita pessoas, também reduz o impacto na geração de resíduos e nas emissões de gases de efeito estufa. Somente em 2021, a oficina reformou mais de 45 toneladas de mobiliários, além de destinar à reciclagem mais de 140 toneladas de materiais utilizados nessa produção. Com isso, mais de 140 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas no ano.

Já em 2022, a empresa também investiu para que parte do seu processo de abastecimento de produtos nas lojas fosse feito por meio de sua frota própria. Hoje, 25% dos caminhões são próprios e parte desses veículos são 100% elétricos. Além dos veículos elétricos, a varejista também possui caminhões com 4 baús intercambiáveis móveis (BIM), que partem do Centro de Distribuição e ao chegarem em determinado destino, os baús são redistribuídos entre outros três caminhões, que seguem em direção a diferentes lojas. Dessa forma, a Pernambucanas é a única empresa no mercado a realizar esse processo de entrega. Com essas ações, é possível diminuir de forma significativa seu impacto nas emissões de CO2.

Diante de um intenso plano de expansão da varejista que, somente em 2022 irá contemplar cerca de 40 novas lojas no país, também foi necessário pensar em iniciativas mais sustentáveis. Por isso, ao abrir uma nova loja, a empresa busca utilizar o sistema Retrofit, um processo de melhoria das instalações antigas, reaproveitando materiais que seriam demolidos, otimizando a gestão dos resíduos e a escolha de processos produtivos. Nas obras, a marca escolhe materiais menos poluentes e tecnologias que evitam o desperdício.

As ações do plano de redução de impactos também se estendem ao impacto social, já que cerca de 80% dos colaboradores que a empresa contrata moram em um raio de até 10km da loja em que irão trabalhar, contribuindo assim com a redução das emissões no trajeto do colaborador ao trabalho, além de promover o desenvolvimento local nas cidades em que a marca está.

Sobre a Pernambucanas

Há 114 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em moda, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática. Está presente em mais de 330 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 480 lojas e cerca de 16 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando às necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em 7 minutos), emissão instantânea de cartão com chip, atendimento digital e Wi-Fi grátis em todas as lojas.

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Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

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