Criada há quase dez anos, a iniciativa visa incentivar o descarte consciente de lápis, canetas, apontadores, entre outros itens, por meio de mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país
Itens como canetas, canetinhas, lápis, marcadores e lapiseiras são utilizados diariamente por uma grande quantidade de pessoas, mas você já refletiu sobre o que acontece com esses materiais depois que são jogados no lixo? Pensando nisso, em 2012 a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, presente em mais de 21 países, lançou o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que possibilita com que esses resíduos tenham uma nova vida por meio da reciclagem.
A partir dos mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país — presentes em escolas, empresas, condomínios, cooperativas, ONGs, entre outros locais –, o programa já atingiu a marca de 2,2 milhões de itens coletados. Caso esses materiais fossem enfileirados, daria para subir mais de 100 vezes no Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.
Tal marco histórico só foi possível graças ao engajamento dos consumidores que participam ativamente do programa, por meio do descarte dos produtos nos pontos de coleta (cuja lista está disponível no site do programa ou enviando instrumentos de escrita usados diretamente para reciclagem da Terra Cycle: também no site do programa é possível fazer o cadastro para envio gratuito de itens pelos Correios.
A cada unidade enviada para o programa, os participantes recebem pontos bônus, que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos ou escolas públicas indicadas pelas próprias equipes de coleta. Por isso, muitas dessas organizações não somente participam ativamente, como também são elegíveis para receber a bonificação. Vale ressaltar ainda que o programa recolhe instrumentos de escrita de qualquer marca.
“Estamos muito satisfeitos em ver o sucesso que obtivemos com o programa ao longo dos últimos anos e com o impacto que as ações podem ter para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental. Como empresa, nos sentimos responsáveis por contribuir com a destinação adequada dos materiais de escrita”, diz Flavia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell. “E estamos felizes em atingir uma marca tão importante, mesmo em período de isolamento social”, complementa.
Sobre a Faber-Castell
Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis — lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e 10 mil hectares de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano e absorvem 900 mil toneladas de CO2 da atmosfera, compensando a pegada de carbono das plantas de produção da marca em todo o mundo. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo.
Sobre a TerraCycle
Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.
No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.
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