Ao longo dos últimos anos, o Programa Semear Internacional– financiado pelas Nações Unidas através do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e executado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)– tem sido uma ferramenta chave de gestão do conhecimento e da Cooperação Sul-Sul em identificar, sistematizar e divulgar experiências bem-sucedidas e boas práticas agrícolas implementadas no semiárido nordestino.
Essas experiências nas áreas de agrofloresta, preservação da biodiversidade e investimentos em infraestrutura de captação de água permitiram que a população rural da região vivesse e prosperasse aliando conhecimentos e práticas tradicionais às novas tecnologias.
Em 2022, o programa encerra suas atividades após beneficiar mais de 93 mil pessoas. E para celebrar estas conquistas será realizado, no dia 5 de maio, um evento online que contará com a presença de representantes das instituições e dos projetos apoiados.
O evento online de encerramento será transmitido às 14h (horário de Brasília), via Zoom, em português e com tradução simultânea para o espanhol. Os interessados também poderão assistir o encontro no canal do IICA no YouTube. Todas as publicações realizadas pelo Programa Semear estão disponíveis para download gratuito neste link.
Cooperação – Ao todo, são seis os projetos apoiados pelo FIDA com o suporte do Programa Semear Internacional no semiárido brasileiro: Dom Helder Câmara II, Pró-Semiárido, Paulo Freire, PROCASE, Dom Távora e Viva o Semiárido. Tais projetos atuam nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Além de facilitar o intercâmbio de conhecimento entre os diferentes projetos do FIDA no Brasil, durante sua execução o Semear ampliou sua rede de parceiros para projetos e organizações na América Latina e África por meio de uma sólida estratégia de Cooperação Sul-Sul, fortalecendo as capacidades de pessoas e organizações ligadas à agricultura familiar em realizar atividades agrícolas e não agrícolas com sucesso.
FIDA – O fundo atua como uma agência de investimentos da ONU que, em parceria com governos estaduais e federais, realiza acordos de empréstimos e doações para apoiar o desenvolvimento rural. Sua sede está localizada em Roma, na Itália.
No Brasil, o principal foco de investimentos do FIDA é a região semiárida, onde promove ações direcionadas ao fomento de projetos produtivos de geração de renda agropecuária, cooperativismo, associativismo e acesso a mercados. Desde 1980, essas operações já beneficiaram mais de 250 mil famílias.
Com uma meta que tem a promoção da segurança alimentar nutricional e a diminuição da pobreza no meio rural entre os seus pilares, o FIDA incentiva o fortalecimento de atividades que têm, como públicos prioritários, mulheres, jovens e comunidades tradicionais.
IICA – O Instituto, com sede em San José, na Costa Rica, é um organismo internacional especializado em agricultura. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços dos 34 Estados-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Está presente no Brasil desde 1964, atuando em projetos com governos municipais, estaduais e o governo federal.
#Envolverde