Noticias

Prolata coleta 535 mil quilos de latas de aço pós-consumo na Baixada Santista em 2021

Programa ainda encerra o ano com 55 pontos parceiros, 2 entrepostos e 5 cooperativas de catadores no local

Prolata, associação sem fins lucrativos criada pela ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), fechou 2021 com excelentes resultados na Baixada Santista. Ao todo, 535.000 quilos de latas de aço pós-consumo foram coletadas para o reaproveitamento e destinação correta, o que diminui o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente.

A associação encerrou o ano com 55 pontos parceiros (lojas de varejo de tintas e construção, localizadas nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe); 2 entrepostos parceiros localizados nos municípios Itanhaém e São Vicente e 5 cooperativas de catadores parceiras nos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente.

Além da gestão dos meios de recebimento de latas de aço pós consumo, a Prolata presta apoio às cooperativas parceiras. De acordo com Cristine Fulchini, coordenadora de cooperativas Prolata, o apoio prestado vai desde a regularização das cooperativas, passando pela doação de EPIs (equipamentos de proteção individual) à suporte para a adequação de layout produtivo. “A cooperativa ABC Marbas, de Cubatão, recebeu a intervenção de Kaizen, melhorando os fluxos de produção”, complementa Cristine.

Thais Fagury, presidente de ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e diretora da Prolata, reconhece a importância das ações realizadas em 2021. “Fortalecer o sistema de logística reversa na região litorânea é um trabalho constante e, com o apoio dos nossos parceiros e do Ministério Público local, através do núcleo GAEMA da Baixada Santista na figura da promotora de justiça Dra. Almachia Zwarg Acerbi.  Os resultados estão sendo bastante positivos para o meio ambiente”, afirma.

Desde o início da operação do Prolata na Baixada Santista, em 2019, foram coletadas, ao todo, 942 toneladas de latas de aço pós-consumo.

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

#Envolverde