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Renner lança coleção Re Jeans produzida com técnica de upcycling

Como parte da evolução de sua estratégia de moda responsável, a varejista desenvolveu produtos em parceria inédita com a designer uruguaia Agustina Comas. Hoje, 100% das peças em jeans da Renner já possuem algum atributo de sustentabilidade.

Focada na oferta de produtos cada vez mais sustentáveis, a Renner está lançando sua quinta coleção Re Jeans, a primeira feita exclusivamente com a técnica de upcycling, a partir do reaproveitamento de peças em desuso e de amostras de tecido. A novidade é resultado de uma parceria inédita no varejo de moda do Brasil com a designer uruguaia Agustina Comas, referência no assunto.

Atualmente, a Renner comemora o fato de que 100% dos jeans vendidos pela marca já fazem parte da linha Re Jeans, por apresentarem algum tipo de atributo menos impactante ao meio ambiente. Entre as propriedades estão a utilização de algodão certificado, fio reciclado ou ainda o consumo reduzido de água. O upcycling amplia esta lista de atributos, reforça o engajamento da Renner com a economia circular e permite dar nova vida a peças que já existem, com design e estilo únicos.

“Trabalhamos de forma colaborativa com diferentes parceiros da cadeia produtiva, buscando técnicas, ferramentas e soluções transformadoras, que nos permitam seguir ampliando o mix de produtos mais sustentáveis e proporcionando opções de consumo consciente. Contar com a expertise da Agustina foi muito importante, trazendo para nossos times e nossos fornecedores aprendizados e inspirações para introduzir o upcycling em nossos processos, aliando a sustentabilidade às tendências de moda”, diz a diretora de Estilo da Lojas Renner, Fernanda Feijó.

A nova coleção conta com 17 modelos de peças femininas, contemplando short, calça, jaqueta, minissaia, saia, vestido e corset, com preços a partir de R$ 139,90. As peças estão sendo vendidas no e-commerce e nas lojas circulares da Renner, localizadas nos shoppings Rio Sul e ParkJacarepaguá, ambas no Rio de Janeiro.

Os dois pontos de venda, inaugurados entre 2021 e 2022, adotam conceitos de sustentabilidade e circularidade como a reutilização e descarte adequado de materiais ao final da sua vida útil, a manutenção de espaços verdes com plantas e elementos naturais, o uso de fontes renováveis e a redução no uso de energia, além do menor consumo de água, de geração de resíduos e de emissões de CO2.

Para lançar a coleção, a Renner preparou uma campanha de comunicação em diferentes canais com a participação da própria Agustina Comas, que falará sobre sua experiência em moda sustentável e as técnicas utilizadas nos produtos confeccionados em parceria com a varejista, com o objetivo de aproximar o upcycling do público. Ela também dará uma dica que poderá ser posta em prática em casa pelos consumidores para reaproveitar e ressignificar peças que estão em seus guarda-roupas.

“Esta é a minha primeira collab com uma grande varejista e teve a participação de times entusiasmados e engajados com o projeto. Não se trata de uma proposta baseada meramente em uma oportunidade de mercado, mas sim em um longo processo de amadurecimento e pesquisa para agregar uma nova forma de produção circular ao longo da cadeia de fornecimento da Lojas Renner”, explica Agustina Comas.

Compromissos públicos de sustentabilidade – A coleção está alinhada ao novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade, anunciado pela Lojas Renner S.A. em agosto deste ano. Entre eles está a previsão de que, até 2030, 100% dos itens de vestuário de todas as matérias-primas das marcas próprias da varejista serão mais sustentáveis e, consequentemente, receberão o selo Re — Moda Responsável.

No ciclo anterior de compromissos, encerrado em 2021, este índice chegou a 81,3% e superou em 1,3 ponto percentual a meta fixada em 2018. Este (2018) também foi o ano da criação da primeira coleção Re Jeans, quando a Renner inovou ao apresentar ao mercado, de maneira pioneira, peças confeccionadas com fio reciclado.

Sobre a Lojas Renner

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas seguintes marcas: Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios. Atualmente, são mais de 660 lojas em operação, considerando todos os negócios do ecossistema. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.

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