Bordô.amão e TC Idiomas são alguns dos negócios alavancados pela empresa para ajudar empreendedores a encontrarem diversificação econômica
Diversas regiões de Minas Gerais (MG) sofrem com a minero-dependência, em que os moradores tiram seu sustento exclusivamente dessa atividade econômica, como nas cidades de Itabirito (MG) e Macacos (MG). Com o intuito de ajudar no desenvolvimento territorial e econômico para romper com esse ciclo no local, surgiu o Projeto Horizonte, apoiado pela Semente Negócios, empresa de educação empreendedora que trabalha com inovação que valoriza a vida.
O programa é uma iniciativa em Minas Gerais que estimula a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, com ênfase naqueles que tragam impactos positivos para as respectivas comunidades. Fazem parte do programa na cidade de Itabirito, dois distritos de Ouro Preto, Antônio Pereira e Engenho Correia, Macacos, Barão de Cocais e quatro distritos de Santa Bárbara, André do Mato Dentro, Barra Feliz, Brumal e Cruz dos Peixotos.
Entre os 39 negócios acelerados pela Semente no programa está a TC Idiomas, localizada em Itabirito. Fundado pelo administrador Tiago Carvalho, e a psicóloga Camila Barreto, o empreendimento tem o desafio e propósito de empoderar crianças, jovens e adultos para a construção de um futuro melhor aprendendo uma nova língua. Ou seja, por meio da educação, mais precisamente do ensino do idioma inglês e das relações interculturais, a escola atende os alunos em turmas reduzidas e promovendo um grande intercâmbio cultural para que a formação ocorra para além da língua.
“O nosso grande diferencial é a acessibilidade, já que os valores cobrados por escolas de línguas estrangeiras no Brasil normalmente são altos e pouco acessíveis, criando uma grande segregação social”, afirma Tiago. O projeto já conta com 1552 alunos atendidos, distribuídos nas escolas de Itabirito, Cachoeira do Campo e aulas online. Cerca de 63% dos estudantes são de escolas públicas da cidade e de classes sociais consideradas C e D.
Poucos quilômetros de distância, em Macacos (MG), outro empreendimento cresce e impacta positivamente a região. Criada por Tatiana Sansi, educadora e empreendedora social, a Bordô.amão oferece cursos de bordado à distância. Desde 2013, a empresa já ensinou mais de três mil pessoas a bordar e, além da capacitação no tecer, a proposta é, também, apoiar mulheres a criarem seus próprios negócios por meio de oficinas de bordado livre. Fornecendo também oportunidade financeira, o empreendimento também tem transformado e empoderado diversas mulheres sem perspectivas.
“Passei a dar cursos e vender as peças on-line, e durante a aceleração de negócios junto à Semente surgiu o projeto chamado Bordô pelo Brasil. A proposta desse projeto é ensinar mulheres em situação de vulnerabilidade social a empreender e gerar renda sem sair de casa, assim como eu fiz durante um longo período, possibilitando novas perspectivas de vida e um maternar digno”, conta Tatiana. O empreendimento já atendeu mais de 150 mulheres em três estados do país desde novembro de 2021 e pretende aumentar este número cada vez mais.
“Nossa proposta principal é apoiar e capacitar moradores e moradoras na abertura e na transição de empreendimentos para a lógica de negócios com propósito, ou seja, aqueles que buscam trazer impactos sociais e ambientais positivos para a região, que tem sofrido tanto nos últimos anos”, explica o CEO da Semente Negócios, Márcio Jappe. A empresa tem ajudado esses empreendedores por meio de uma estrutura de capacitação composta por oficinas, transmissões ao vivo, consultorias, aporte financeiro de capital semente para investimento na estruturação produtiva e aquisição de equipamentos necessários aos negócios, mentorias e rodas de aprendizagem para avançarem em suas vendas, com evolução significativa em relação às suas competências empreendedoras.
Sobre o Projeto Horizonte:
O Projeto Horizonte é uma iniciativa Vale com execução da Semente Negócios, desenhado para contribuir com a diversificação econômica e busca de soluções para os principais desafios socioambientais vivenciados pelas localidades mineiras de Itabirito, Barão de Cocais, Macacos, Antônio Pereira, Engenho Correia, e outros quatro territórios de Santa Bárbara: André do Mato Dentro, Barra Feliz, Brumal e Cruz dos Peixotos. A proposta do Projeto é apoiar e capacitar moradores na abertura e na transição de empreendimentos para a lógica de negócios com propósito – aqueles que buscam trazer impactos sociais e ambientais positivos, além de gerar renda para empreendedores e empreendedoras.
Sobre a Semente Negócios:
A Semente é uma empresa de educação empreendedora que aposta na inovação como ferramenta para a geração de prosperidade, desenhando e executando projetos customizados como planejamento de inovação, Lab de Inovação, programas de intraempreendedorismo, criação de Hubs de Inovação, programas de Inovação Aberta, aceleração de Startups em Periferias, aceleração de startups digitais, empreendedorismo Feminino e desenvolvimento territorial.
#Envolverde