Noticias

SESI-SP e SENAI-SP reduzem em 25% o consumo de energia com programa de eficiência energética

As 230 unidades da rede implantaram ações como instalação de micro usinas fotovoltaicas, gestão digitalizada de energia, estudo de viabilidade da compra de energia limpa e substituição de lâmpadas

As 230 unidades do SENAI-SP e SESI-SP em todo o estado estão trabalhando em um grande programa de eficiência energética que resultará, até o final de 2022, em uma redução de 25% do consumo de energia elétrica da rede. No cenário atual, as unidades consomem quase 80 GWh/ano, com um custo de cerca de R$ 38 milhões. O esperado é que o consumo caia para 60 GWh/ano.

O programa inclui ações como: implantação de micro usinas fotovoltaicas, gestão digitalizada de energia, o estudo de viabilidade da compra de energia limpa e a substituição de lâmpadas.

A troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED foi uma das primeiras realizações. No total, foram substituídos cerca de 136 mil itens que geraram economia de 11% no consumo de energia elétrica, que chega a quase 9 GWh/ano.

Já a instalação de sistemas fotovoltaicos – que capta energia solar por meio de painéis – gera energia suficiente para abastecer o equivalente a 6.113 residências. O sistema é composto por micro usinas instaladas nas unidades, gerando aproximadamente 11 GWh/ano de energia limpa. Uma energia renovável gerada sem emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza.

Para que tudo isso funcione de maneira sustentável e otimizada, o projeto conta com uma gestão digitalizada de energia, por meio da instalação de equipamentos que monitoram em tempo real toda rede. Esse sistema possibilita o monitoramento da geração de energia pelas micro usinas, alertando as escolas quando a geração não estiver adequada, para que sejam tomadas ações de manutenção, por exemplo. Além disso, o monitoramento evita multas por “estouro de demanda” resultando em economia financeira para o SESI-SP e SENAI-SP.

O projeto tem referência em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o 7– Energia Limpa e Acessível, 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura, 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12- Consumo Responsável.

Fotos para divulgaçãoLink para download

Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de apoiar o aumento da competitividade da indústria por meio de ações de educação profissional, inovação e tecnologia, e empreendedorismo industrial.

Com mais de 80 anos de atuação, o SENAI-SP supera 1 milhão de matrículas anuais, abrangendo desde cursos para a qualificação básica até a pós-graduação, nas modalidades presencial e online. São 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado de São Paulo, além de 78 escolas móveis, que levam soluções customizadas para a indústria.

A instituição oferece soluções em inovação e tecnologia, atuando nas mais diversas áreas de competência, como alimentos e bebidas, biotecnologia, energias renováveis, manufatura avançada e logística, reunindo profissionais qualificados e infraestruturas tecnológicas, como o Centro de Conectividade, o Laboratório de CyberSegurança, e o OpenLab da Indústria 4.0.

Na área de empreendedorismo industrial, atua com programas de aceleração de startups, de inovação aberta, intraempreendedorismo e cultura inovadora, com soluções para indústrias de todos os portes e setores.

#Envolverde