Modelo da Ultragaz e OMO Lavanderia Compartilhada permite a otimização de recursos financeiros, além de poupar energia, produtos para lavagem e o compartilhamento de toda a infraestrutura entre os condôminos
Economia de recursos de forma compartilhada, como água e energia, além de produtos da cesta de compras dos brasileiros, como sabão e amaciante e até a otimização de espaço, cada vez mais rarefeito em apartamentos novos e já construídos. Esses são alguns dos objetivos da solução Ultragaz e OMO Lavanderia Compartilhada, promovido pela parceria entre a marca OMO Lavanderia e a Ultragaz, empresa que oferece soluções em energia para os consumidores de forma segura, eficiente e sustentável.
Voltada à comodidade e economia coletiva dos moradores de condomínios, a iniciativa contempla a instalação de toda a infraestrutura necessária para o uso compartilhado dos serviços de lavanderia. O serviço conta com máquinas de lavar e secar de alta performance, uma plataforma digital para agendamento, desbloqueio e controle dos processos automatizados, tudo movido pelas soluções de energia da Ultragaz.
O projeto busca simplificar o dia a dia dos moradores de condomínios e disponibilizar opções aos consumidores voltadas às questões de espaço e sustentabilidade. Por meio da solução é possível promover a redução no consumo de água e energia e redimensionar a infraestrutura que seria necessária para manter a lavanderia dentro de um só apartamento. Até o tempo necessário para realizar um ciclo de lavagem e secagem de roupas é otimizado, tudo isso incentivando a economia compartilhada, em que todos os moradores podem aproveitar os benefícios oferecidos pela solução.
A comparação entre a solução Ultragaz e OMO Lavanderia Compartilhada versus o uso da máquina residencial para levar e secar, traz várias as possibilidades de economia. Para cada 1kg de roupa lavada, por exemplo, são necessários 58% menos água e para cada 1 ciclo completo de roupa lavada, utiliza-se 77% menos energia, ambos na solução oferecida por Ultragaz e OMO.
Os benefícios, no entanto, não se limitam à economia de recursos ambientalmente importantes, como água e energia. A economia de tempo e os custos com produtos voltados à lavagem de roupa também estão entre os destaques. O ciclo na lavanderia compartilhada consome cerca de 60% menos sabão e 30% menos amaciante, e requer 85% menos tempo.
Para Ana Eliza Vairo, Gerente de Desenvolvimento de Soluções da Ultragaz, os espaços compartilhados representam uma importante alternativa, rumo a práticas mais conscientes no dia a dia das pessoas. “Nós lutamos para oferecer opções que impactem positivamente a vida dos nossos clientes”, explica. “Com o modelo de compartilhamento para a lavagem de roupas, conseguimos otimizar o tempo dos consumidores e ainda poupamos o consumo de recursos e descarte de resíduos, com impacto sustentável extremamente positivo”, complementa.
De acordo com Allan Zylberstajn, Diretor de OMO Lavanderia Compartilhada, nos próximos 10 anos, as pessoas irão mudar a forma que cuidam das suas roupas, buscando maneiras mais sustentáveis, práticas e rápidas. “Com o mercado competitivo, é preciso estarmos atentos aos novos hábitos dos consumidores e preparados para atender todos os perfis de clientes, de acordo com a necessidade de cada um”, comenta.
Primeira unidade da Ultragaz e OMO Lavanderia Compartilhada no País já traz resultados
O primeiro de 40 condomínios e aproximadamente 10 mil pessoas que já aderiram à solução de Ultragaz e OMO Lavanderia pelo Brasil, já colhe os benefícios da lavanderia compartilhada. O Condomínio Residencial Parque Arvoredo, na cidade de Curitiba (PR), terminou a implementação realizada ao longo de dois meses e completou os primeiros 30 dias com o dobro da utilização esperada.
“Dimensionamos a estrutura para atender aos cerca de 2 mil moradores que residem nos 750 apartamentos existentes. Estimávamos a utilização mensal em cerca de 300 ciclos de lavagem e secagem, mas já no primeiro mês foram 670 ciclos concluídos, um resultado surpreendente”, detalha Ana Eliza Vairo. “Os moradores, que ainda estão vivendo um período de adaptação ao modelo de lavanderia compartilhada, já fazem fila durante os horários com pico de uso”, acrescenta a executiva.
Implementação com pouco ou nenhum investimento inicial
A implementação da estrutura em novos condomínios pode ser realizada durante a construção, com o pacote de serviços disponibilizado por Ultragaz e OMO Lavanderia às construtoras interessadas. No caso dos condomínios já habitados, todas as adaptações necessárias para o funcionamento da solução Lavanderia Compartilhada são realizadas pela Ultragaz, com custos compartilhados entre a empresa e o condomínio. O maquinário é disponibilizado e operado pela própria marca OMO Lavanderia.
Isso demonstra como o processo pode ser conduzido com uma implementação de baixo custo. A novidade ainda auxilia na valorização do imóvel, traz economia aos moradores que não precisam investir na aquisição de eletrodomésticos, e ainda possibilita ao condomínio rentabilizar o serviço, com a retenção de parte da receita gerada pelos ciclos de lavagem e secagem.
“O modelo tem recebido grande aceitação do mercado, já que o investimento para a construtora e o condomínio é baixo, enquanto o benefício para os moradores é muito alto. O departamento de implantação de OMO Lavanderia Compartilhada dá todo suporte necessário para planejar a infraestrutura e adequação do espaço disponível para a implementação da lavanderia, além de todo o suporte para o seu funcionamento inicial, abertura de chamados, assistência técnica e manutenções — a empresa conta com uma equipe técnica própria para fazer isso, garantindo segurança no pós-venda”, explica Zylberstajn.
Já podem contar com o serviço nos condomínios localizados em 13 estados do Brasil, além do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Mato Grosso do Sul.
Para mais informações, visite: Link
SOBRE A ULTRAGAZ
A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, é conhecida por ter em seu DNA a inovação. Presente há 85 anos no mercado, desenvolve soluções para diversos segmentos. Com o propósito de somar energias para mudar a vida das pessoas, hoje atende mais de 11 milhões de famílias e 58 mil empresas em 23 estados e o Distrito Federal.
As práticas ESG fazem parte do dia-a-dia da Ultragaz por meio de uma governança sólida, cuidado com seus colaboradores, cadeia de valor e com as comunidades onde atua, promovendo uma empresa inclusiva e diversa, além do desenvolvimento de tecnologias e soluções que resultam em baixo impacto ao meio ambiente e benefícios à sociedade. A companhia também aposta cada vez mais em transformação digital, aprimorando a experiência de compra do consumidor.
Faz parte do Grupo Ultra, um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros com atuação na distribuição de combustíveis (Ipiranga) e no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo).
Sobre OMO Lavanderia
OMO Lavanderia é um ecossistema de serviços que oferece soluções de cuidados com as roupas, com a qualidade e a expertise da marca OMO. Lançada em junho de 2020, a rede conta com três tipos de oferta — Especializada, Express e Self-Service — e uma operação específica para condomínios e residenciais, OMO Lavanderia Compartilhada. A marca ainda possui em seu portfólio outros serviços, como OMO Casa, OMO Locker e OMO Costura.
Líder no mercado de lavanderia compartilhada e a segunda maior rede em lavanderias de rua, operando no modelo de franquias com a segurança de pertencer ao grupo Unilever, o formato de operação visa escalabilidade, custos baixos, gestão eficiente e foco na experiência e relacionamento com o consumidor. Hoje possui mais de 290 unidades em todas as regiões do Brasil, sendo duas delas, lojas próprias da franqueadora, e presença em mais de 1300 em condomínios. Para mais informações, acesse: Link.
#Envolverde