Noticias

Sprite realiza mutirão de coleta em Santos e reforça seu compromisso com o meio ambiente

Após mudança na embalagem para facilitar a reciclagem, a marca promove mutirão de limpeza, no dia 22 de janeiro, em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil e o Instituto EcoFaxina 

Recentemente a Sprite trocou de visual, substituindo o icônico verde de suas embalagens PET para opções transparentes que são mais fáceis de serem recicladas e têm maior valor de mercado. Essa iniciativa teve como desdobramento o projeto de limpeza de praias e rios desenvolvido em parceria com a Blue Keepers, organização ligada à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. Os mutirões de coleta de resíduos tiveram início em dezembro de 2022, com ativações em Recife (PE) e Salvador (BA) e nesse ano, seguem para outras regiões, sempre em parceria com ONGs locais e fabricantes do Sistema Coca-Cola.

O projeto desembarca em Santos, no dia 22 de janeiro, às 8h30, para um mutirão de limpeza que acontece na Praia do Gonzaga, entre os canais 2 e 3, com concentração em frente à Praça das Bandeiras. Na cidade, a ação ocorre em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil e tem apoio da Prefeitura de Santos, através da SEMAM (Secretaria de Meio Ambiente de Santos). “Santos recebe o evento do Blue Keepers e Coca-Cola com muito orgulho, pois é fruto de inúmeros realizações que reforçam o pioneirismo da Cidade na cultura oceânica, que envolve a participação dos cidadãos, empresários e poderes públicos. Isso nos dá a certeza quanto ao caminho trilhado e nos lança, ainda com mais entusiasmo, para os desafios do futuro” afirma o Secretário de Meio Ambiente da cidade, Marcos Liborio. A coordenação do evento será feita pelo Instituto EcoFaxina, organização que trabalha para reduzir o aporte de plástico no meio ambiente com forte atuação no litoral paulista.

Fundado em 2008, o Instituto EcoFaxina é uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela recuperação do estuário de Santos e São Vicente, reduzindo o aporte de plástico no oceano e protegendo o manguezal da região. Além dos mutirões de limpeza, o Instituto oferece educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos. Desde sua fundação, foram realizadas 155 ações, envolvendo mais de 4.000 voluntários que retiraram, ao todo, 68.477 kg de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos, sendo o plástico, o material mais abundante.

Essas iniciativas estão em sinergia com o objetivo da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos. Como signatária do Pacto Global da ONU desde 2018, a The Coca-Cola Company estabeleceu o compromisso de tornar recicláveis 100% das embalagens produzidas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. Para isso, a companhia apoia mais de 220 cooperativas e 4.500 catadores em 160 cidades, através do programa Reciclar pelo Brasil. “Desde a década de 90 realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens. Ações que vão, desde a ampliação de nossa linha de retornáveis (que hoje representam 34% das vendas na América Latina), até iniciativas de fomento e apoio à reciclagem, como a sustentaPET, desenvolvida com a Coca-Cola FEMSA Brasil, nosso fabricante parceiro”, comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

Por meio de parcerias com cooperativas de catadores, desde 2019 a sustentaPET é parceira essencial da The Coca-Cola Company para alcançar as metas da companhia para um Mundo Sem Resíduos, fomentando a Economia Circular com a coleta de resíduos PET em larga escala. Essas ações visam incentivar o descarte adequado de resíduos PET, reduzindo a necessidade de novos recursos, o que estabelece uma relação mais equilibrada entre consumo e meio ambiente.

Maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, a Coca-Cola FEMSA é uma parceira fundamental da Sprite para a realização do projeto em Santos. Com atuação no Sul e Sudeste do Brasil, a companhia define a sustentabilidade como a geração continua e simultânea de valor econômico, e bem-estar social e ambiental, guiando as decisões do negócio para obter um crescimento ao longo prazo, visando transformar positivamente suas comunidades.

“A Coca-Cola FEMSA Brasil está focada no desafio de transformar a maneira como produz, utiliza e coleta resíduos pós-consumo, além do estímulo à economia circular. Entre diversas iniciativas, em parceria com a Coca-Cola, já coletamos mais de 3 bilhões de garrafas PETs por meio da iniciativa sustentaPET, além de sermos fabricantes da Sprite com embalagens transparentes, mais fáceis de serem recicladas. O mutirão de limpeza em Santos demonstra nossa preocupação com um mundo sem resíduos, reforçando nossa missão de gerar valor econômico, social e ambiental nas comunidades em que estamos presentes”, afirma Camila Amaral, vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Também em janeiro, o projeto desembarcou em Fortaleza (CE) no dia 15, em uma ação na Praia de Iracema, realizada em parceria com a ONG Nossa Iracema. E no dia 28, o projeto segue para Manaus (AM) para um mutirão na Marina do Davi, com coordenação da Remada Ambiental.

Em fevereiro, a ativação acontece no Rio de Janeiro (RJ) dia 04, na Lagoa da Tijuca, com coordenação da SOS Lagoas e no dia 26 retorna à Salvador (BA), para o segundo mutirão na cidade em parceria com o Instituto Fundo Limpo, dessa vez, na Praia do Cantagalo.

O projeto se estende por todo ano e cada cidade receberá 4 mutirões ao longo de 2023, sempre em parceria com ONGs regionais e fabricantes parceiros do Sistema Coca-Cola.

Serviço:

Santos (SP)

Data: 22/01 (domingo)

Local: Praia do Gonzaga (entre os Canais 2 e 3)

Ponto de encontro: Em frente à Praça das Bandeiras

Sobre as novas embalagens de Sprite

Lançadas no Brasil em agosto de 2022, as embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca, com 60 anos de história. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material.

Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.

Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida.

“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Sobre a The Coca-Cola Company

The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais no site e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA é o maior engarrafador do Sistema Coca-Cola por volume de vendas, com um portfólio de 129 marcas líderes multicategorias. A companhia atende mais de 261 milhões de pessoas com 2 milhões de pontos de venda, 49 fábricas e 268 centros de distribuição em 10 países na América Latina. A estratégia da companhia é a constante inovação e compromisso com nossos princípios nos permitem gerar valor econômico e bem-estar social e ambiental para todos os grupos de interesse.
Para saber mais, acesse o website.

Sobre Blue Keepers

O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website

#Envolverde