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Tetra Pak testa barreira à base de fibra em substituição ao alumínio

Inovação visa aumentar conteúdo renovável das embalagens ao mesmo tempo que reduz a pegada de carbono e agrega valor à cadeia de reciclagem

A Tetra Pak tem investido em soluções para chegar em barreiras alternativas ao alumínio e o início de testes utilizando uma barreira à base de fibra é um marco na jornada de sustentabilidade da companhia rumo a uma embalagem asséptica totalmente renovável, reciclável e neutra em carbono. A inovação é a primeira solução em embalagens cartonadas para alimentos distribuídos em temperatura ambiente.

A camada de alumínio das caixinhas desempenha um papel importante na segurança do alimento, mas, embora seja mais fina do que um fio de cabelo humano, contribui para um terço das emissões de gases de efeito estufa das embalagens. Como parte da jornada e com o objetivo de reduzir esse impacto climático, após 15 meses de testes e análises, uma barreira alternativa em polímero foi validada no Japão para substituir o alumínio desde o fim de 2020. Agora, a companhia também testa uma barreira à base de fibra.

Os estudos a partir da barreira de polímero já trouxeram aprendizados interessantes como entender os impactos na cadeia de valor e a quantificar a redução da pegada de carbono, além de comprovar a proteção adequada de oxigênio para sucos e possibilitar o aumento das taxas de reciclagem em um país onde os recicladores preferem embalagens cartonadas sem alumínio. Avançando nessa agenda, um primeiro lote piloto de embalagens individuais com barreira à base de fibra está sendo testado, com validação programada para o final de 2022.

Os primeiros resultados sugerem redução substancial de CO2 a partir das embalagens com uma barreira à base de fibra quando comparada às embalagens assépticas tradicionais, mantendo a proteção do alimento e o prazo de validade. Outro diferencial está no aumento do interesse pelas fábricas de papel em embalagens com maior teor desse material, o que fortalece o ecossistema da economia circular de baixo carbono.

A iniciativa reforça a abordagem da Tetra Pak em desenvolver embalagens com design focado na reciclagem. Essa premissa também atende as expectativas dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes. Segundo pesquisa recente Consumo de Embalagens Sustentáveis (Sustainable Packaging Consumer Research 2021), cerca de 40% dos consumidores mencionaram motivação a realizar a separação para a reciclagem se as embalagens fossem feitas inteiramente de papel e não tivessem plástico ou alumínio.

“Construir uma jornada que prioriza a sustentabilidade e a segurança do alimento junto a soluções inovadoras, fortalece nossa ambição em chegar à embalagem mais sustentável do mundo. Um caminho que só é possível em um trabalho em colaboração com nossos parceiros, olhando para toda a cadeia de valor”, afirma Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil.

Para manter o motor da inovação funcionando, a Tetra Pak tem investido 100 milhões de euros por ano e continuará neste caminho nos próximos 5 a 10 anos a fim de melhorar ainda mais o perfil ambiental das embalagens para alimentos, incluindo pesquisa e desenvolvimento de embalagens feitas com uma estrutura simplificada e mais conteúdo renovável.

Segundo Eva Gustavsson, vice-presidente de Materiais e Embalagens da Tetra Pak, abordar questões complexas, como mudanças climáticas e circularidade, requer inovação transformacional. “É por isso que, além de nossos clientes e fornecedores, também colaboramos com startups, universidades e empresas de tecnologia, fornecendo acesso a competências, tecnologias e instalações fabris de ponta”, conclui.

Tetra Pak Brasil

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

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