Noticias

The Ocean Race está no Brasil com ações de sustentabilidade em parceria com a Volvo Cars

Está no Brasil desde o início do mês a The Ocean Race, a maior e mais desafiadora regata volta do mundo. Durante todo o mês de abril, a cidade de Itajaí (SC) recebe os competidores como cidade sede de uma das paradas da disputa.

A Volvo Cars compartilha do mesmo legado da competição desenvolvendo ações de sustentabilidade em toda sua cadeia de produção, além de já ter anunciado que não terá mais carros à combustão até 2030.

“A The Ocean Race está alinhada com o foco e os princípios da Volvo em cuidado com as pessoas e com o planeta. A competição tem um grande legado mundial na preservação dos oceanos”, destaca Luis Rezende, Head da Volvo Cars América Latina e Presidente da Volvo Car Brasil. “A regata também é uma ótima ferramenta para construir relacionamentos com os clientes e concessionários, além de fortalecer a marca e apresentar nossa empresa e nossos produtos a um público global em cada uma das paradas.”

A competição realiza diversas ações de preservação do meio ambiente em todas as cidades que recebem as paradas, como utilização de energia 100% renovável na sede e sempre que possível nas paradas, meta de zero plásticos de uso único para alimentos e bebidas, 100% dos resíduos recicláveis e compostáveis são recuperados, todos os frutos do mar comercializados são sustentáveis e verificados.

Nesta edição da The Ocean Race, as equipes coletarão mais dados sobre o meio ambiente do que qualquer outro evento esportivo do mundo. Equipamentos científicos especiais instalados nos barcos e operados pelos marinheiros medirão a poluição microplástica, recolherão informações sobre o impacto das alterações climáticas no oceano e coletarão dados para ajudar a melhorar a previsão do tempo global.

Novo eletroposto rápido

Como parte das ações na The Ocean Race, a Volvo inaugura também um novo eletroposto rápido em Itajaí (SC).

Além de ser uma região estratégica de ligação para o sul do país, a Volvo espera deixar um legado para a cidade e que, além de facilitar as viagens de carro elétrico por toda a região.

Ocean Live Park em Itajaí (SC)

Os visitantes podem participar de atividades temáticas relacionadas ao oceano, como um quiz para descobrir a “voz do oceano” e contribuir para ajudar a criar um futuro melhor para o planeta, assinando a petição para a Declaração Universal dos Direitos dos Oceanos.

A One Blue Voice Immersive Experience, criada em colaboração com a 11th Hour Racing, leva os visitantes a uma jornada sob as ondas para descobrir a corrida para proteger o oceano. Combinando vídeo, áudio e holograma, os visitantes terão uma nova perspectiva sobre o oceano.

Volvo Studio – A marca sueca oferece uma vitrine de seus mais modelos 100% elétricos com foco na eletrificação. Os visitantes poderão conhecer à fundo os modelos e desfrutar de sessões de test-drive (entre os dias 21 e 23/4).

Oficinas de aprendizagem – são projetados para ajudar crianças e jovens a entender os problemas que afetam o mundo marinho e inspirá-los a se juntarem na jornada para proteger e restaurar os mares. Durante a The Ocean Race 2017-18, cerca de 20.000 alunos participaram dos workshops.

Caminho da Sabedoria – atividade autodirigida e familiar em que os visitantes podem coletar um passaporte do Caminho da Sabedoria e caçar no Ocean Live Park para saber mais sobre a saúde do oceano, direitos do oceano, ciência e navegação e a regata.

Experiência do barco de corrida – um modelo em tamanho real de um VO65 cortado ao meio para que os visitantes conheçam como é a vida à bordo. É possível percorrer o convés ou até mesmo tentar deitar em um dos beliches. Há também a oportunidade de testar os conhecimentos sobre a regata e os termos de navegação.

Bases de equipe – A área da base da equipe é o “pit lane” da Ocean Race, onde as equipes de terra preparam os barcos para a regata e os velejadores realizam seus treinamentos e sessões de briefing. É uma rara oportunidade nos bastidores de experimentar a atmosfera única de antecipação e adrenalina enquanto as equipes se preparam para correr ao redor do mundo.

A regata

A chegada ao Brasil teve o trecho mais longo de toda a história da regada. As embarcações saíram da Cidade do Cabo, na África do Sul, e percorrendo o globo pelo Oriente até Itajaí, em um percurso de 23.613 km, passando pela primeira vez por três grandes Cabos do Sul: Cabo da Boa Esperança, Cabo Leeuwin e Cabo Horn, onde enfrentaram rajadas de mais de 40 nós e ondas de 7 metros.

Considerada uma das maiores regatas de volta ao mundo do planeta, a edição 2022-23 da The Ocean Race fará paradas em oito cidades e terá seis meses de duração, com 32.000 milhas náuticas (60.000 km) ao redor do mundo. A largada foi em Alicante, na Espanha, e a chegada é em Gênova, na Itália, para a comemoração do 50º aniversário da competição.

A Volvo, que desde a fundação foi proprietária da competição, passou o controle da prova e segue como patrocinadora Premium da disputa.

Ações ambientais da The Ocean Race

– A prova realizará um dos primeiros eventos esportivos climáticos positivos do mundo.

– Redução de 75% nas emissões de GEE do organizador da corrida.

– 100% de energia renovável na sede e Ocean Live Parks.

– Zero plástico descartável no serviço de alimentação e bebidas.

– 100% dos resíduos recicláveis e compostáveis são recuperados.

– Rastreabilidade em todas as recuperações de materiais possíveis.

– Apenas frutos do mar sustentáveis 100% verificados são servidos ou vendidos.

– Zero garrafas de água ou bebidas plásticas descartáveis.

– Rastreabilidade de materiais na aparência e sobreposição do evento, sem marca do evento em PVC.

– Os barcos aderem à “Regra 55 Lixo” (Rule 55 Trash), garantindo que todas as operações do estaleiro, qualquer uso de produtos químicos e práticas de limpeza sejam seguras.

– Os uniformes das tripulações são sustentáveis.

Volvo Cars em 2022

Para todo o ano de 2022, o Volvo Car Group registrou um lucro operacional de 22,3 bilhões de coroas suecas. A receita em 2022 foi de 330,1 bilhões de coroas suecas, enquanto as vendas globais atingiram 615.121 carros.

Sobre o Volvo Car Group

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje, é uma das marcas de veículos mais conhecidas e respeitadas do mundo, com vendas em mais de 100 países. A Volvo Cars está listada na bolsa Nasdaq de Estocolmo, onde é negociada sob o código “VOLCAR B”.

A Volvo Cars visa proporcionar aos clientes a liberdade de movimento de forma pessoal, sustentável e segura. Isso reflete-se em sua ambição de tornar-se uma montadora totalmente elétrica até 2030 e com o compromisso com a redução contínua de sua pegada de carbono com e a ambição de ser uma empresa neutra em termos de clima até 2040.

Em dezembro de 2022, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.200 funcionários em tempo integral. A sede, o desenvolvimento de produtos, departamentos de marketing e administrativo da Volvo Cars estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As fábricas de produção da Volvo Cars estão localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de P&D e design em Gotemburgo, Camarillo (EUA) e Xangai (China).

Sobre a Volvo Car Brasil

No Brasil, a marca teve em 2022 toda sua linha de produtos premiada por importantes veículos de comunicação como Auto Esporte, Quatro Rodas, Estadão, Exame, entre outros. Além do sucesso de seus produtos com a imprensa, no mesmo ano, as vendas garantiram a liderança no segmento de elétricos e híbridos plug-in com 28,7% de participação de mercado. O XC40 Recharge Pure Electric foi o veículo elétrico mais vendido do ano no Brasil.

A Volvo é a empresa que mais investe em eletrificação e encerrou 2022 com mais de 1.000 eletropostos AC instalados em todo país, além de 7 pontos de carga ultrarrápida, cobrindo aproximadamente 3.000 km de rodovias e ligando o Estado de São Paulo ao Paraná e a Minas Gerais.

(#Envolverde)