Noticias

União Química conclui plantio de 100 mil mudas na Cantareira

A ação faz parte do programa Raízes da União que também atua na educação pública 

A União Química, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, conclui nesta terça-feira (28) o plantio de 100 mil mudas de árvores no Sistema Cantareira, em São Paulo. O cultivo que foi iniciado em outubro de 2022, integra as ações de sustentabilidade promovidas pelo projeto Raízes da União, que tem como meta plantar 1 milhão de mudas entre Minas Gerais, Distrito Federal e em São Paulo em cinco anos.

Para o estado paulista, o programa firmou parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas — IPE para a viabilização das áreas e plantio. O Sistema Cantareira foi o escolhido para ação pois é o responsável por mais de 46% do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), distribuindo água para mais de 7,6 milhões de pessoas e tem o histórico de atingir patamares negativos que ligam um alerta para toda a população. “Não é apenas a chuva que enche os reservatórios, é preciso que o solo absorva essa água, e nesse sentido as árvores têm papel fundamental, por isso iniciativas como o Raízes da União são cada vez mais necessárias”, comenta o Engenheiro Florestal e Coordenador Técnico do Projeto do IPE, Paulo Roberto Ferro.

Em 7 de março, o Sistema Cantareira registrou um volume útil de 73,25% — maior percentual de armazenamento de água desde 5 de agosto de 2012 (73,3%). O volume útil é aquele disponível para os usos da água e, somado ao volume morto, resulta na capacidade máxima de armazenamento do reservatório. Além de fatores como as vazões afluentes dos últimos meses que chegam ao manancial, a revitalização da flora e mata ciliar resultantes do plantio das 100 mil mudas de árvores também contribuíram para o aumento do armazenamento no Sistema.

O programa Raízes da União com seu pilar de Educação Ambiental capacitou no total 544 profissionais da educação, entre professores e gestores da rede pública de ensino atingindo mais de 10 mil alunos até o fim de 2022 e segue atuante no ano de 2023. A formação seguiu uma grade de seis horas de capacitação, divididas em três encontros, e reforçou a importância do cuidado com o meio ambiente para as futuras gerações.

Além da finalização do plantio das 100 mil mudas na Cantareira, a União Química irá divulgar um relatório com os impactos gerados por meio do programa Raízes da União.

Silvana Santana, diretora de marketing institucional da União Química, afirma que os resultados gerados no programa estão alinhados com a expectativa de um ano atrás quando o Raízes da União foi implementado. “Com as ações de plantio não somente na Cantareira, mas nas outras regiões do Distrito Federal e Minas Gerais, conseguimos gerar impacto positivo na flora focando na proteção ao meio-ambiente. Além disso, deixamos um importante legado ao promover ações de educação ambiental para professores e alunos, que são responsáveis do planeta nas próximas gerações” completa.

O programa também está concluindo o plantio de 100 mil mudas em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira e de 50 mil no cerrado brasileiro na região de Brasília.

#Envolverde