Economia

O papel do sistema financeiro em Ano do Financiamento Verde

Diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner. Foto: PNUMA
Diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner. Foto: PNUMA

Em evento em Londres, Achim Steiner sublinou a “revolução silenciosa” das instituições financeiras, que começam a alterar seu eixo gravitacional ao incorporar soluções mais sustentáveis.

Por Redação da ONU Brasil – 

O diretor executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Achim Steiner, esteve no Reino Unido para inaugurar o Ano do Financiamento Verde em um evento realizado pela City of London Corporation. No encontro realizado na quinta-feira (14) em Londres, também foi lançado o relatório do PNUMA chamado ‘O Sistema Financeiro que Necessitamos – Harmonização do Sistema Financeiro com o Desenvolvimento Sustentável’.

Em seu discurso, Steiner reconheceu a liderança das instituições financeiras, pioneiras na contribuição de várias inovações no financiamento verde. Ele ressaltou que 2015 foi o ano da construção de um novo conjunto de fundações para a economia global com a sinalização de novas direções para o sistema financeiro, mencionando a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e o Acordo de Paris sobre a Mudança do Clima.

“Se 2015 desenhou novas bases, é a nossa missão em 2016 tomar passos práticos para executar essa mudança. E em nenhum outro campo essa agenda é mais entusiasmante que no das finanças”, disse.

As finanças têm sido um foco essencial do PNUMA por mais de 20 anos, adicionou Steiner. “Quando lançamos a Iniciativa Financeira (UNEP FI), muitos parceiros fundadores foram do Reino Unido e estão aqui neste magnífico salão. Recentemente, iniciamos a pesquisa para o desenho do Plano para um Sistema Financeiro Sustentável (UNEP Inquiry), para examinar como as regras que governam mais de 300 trilhões de dólares em ativos ao redor do mundo podem apoiar a transição para a sustentabilidade”, destacou.

O chefe do PNUMA ainda destacou três elementos estratégicos principais. O primeiro relacionado à transformação do sistema financeiro, que o PNUMA descreve como “revolução silenciosa” com a mudança do centro de gravidade de seus interesses.

Em segundo lugar, sublinhou a incorporação da sustentabilidade como uma dimensão estratégica para o desenvolvimento financeiro e frisou o papel relevante do Reino Unido nesta questão. Por último, incentivou novas formas de cooperação internacional levar esses novos progressos adiante, enfatizando que o foco do G20 no financiamento verde neste ano é uma grande oportunidade.

Leia o discurso na íntegra aqui. (ONU Brasil/ #Envolverde)

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.