Política Pública

GIFE lança Painel de Transparência

Ferramenta online organiza e disponibiliza informações institucionais relevantes de fundações e institutos que atuam no Brasil

Ainda que grande parte da legislação recente esteja voltada a mecanismos de transparência e prestação de contas nas atividades governamentais, no uso dos recursos públicos e nas relações público-privadas, é crescente a demanda para que essas práticas se estendam e se desenvolvam também entre as organizações da sociedade civil. Para suprir esta lacuna, o GIFE lançou o Painel GIFE de Transparência.

Trata-se de uma ferramenta online que organiza e disponibiliza informações institucionais relevantes sobre fundações e institutos associados ao GIFE, a partir de indicadores selecionados por meio de ampla pesquisa. O Painel GIFE de Transparência revela se a organização disponibiliza em seus sites a informação de cada indicador, com o objetivo de ser um espaço de compartilhamento de informações, diálogo e troca sobre transparência em um sentido amplo.

“O que é, de fato, ser transparente? Para abrir esse diálogo, convidamos os associados a participarem do Painel GIFE de Transparência e 41 organizações entraram no projeto”, conta Iara Rolnik, gerente de conhecimento do GIFE. Com essa iniciativa inédita no Brasil, o GIFE espera ir além de sua própria rede e se tornar referência para organizações da sociedade civil preocupadas em aprimorar práticas de transparência.

Para Paulo Nasser, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a comunicação organizacional está em crise. “As organizações não são mais as únicas produtoras de uma narrativa sobre elas mesmas. Para sair dessa crise, é preciso assumir nas corporações um ambiente em que se afirmam as micronarrativas”, diz.

“Ser transparente é uma condição para atuação na esfera pública. É necessário um mínimo de transparência mesmo para quem ‘joga a pedra na vidraça’, porque a Constituição veda o anonimato”, lembra José Eduardo Elias Romão, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Janaina Jatobá, do Instituto C&A, acredita que a transparência é uma possibilidade de desenvolvimento para a organização, para o investimento social privado como um todo e para as organizações parceiras. “São os gestos que constroem um espaço de transparência, confiança e que nos levam a uma constituição de legitimidade”, fala.

Além de reunir indicadores, o Painel GIFE de Transparência reúne documentos de referência sobre o tema, produzidos pelo GIFE e outras organizações, bem como relatórios analíticos sobre os dados coletados, fontes de dados, links para experiências internacionais semelhantes e guias orientadores.

Sobre o GIFE

O GIFE é uma organização sem fins lucrativos com 132 associados que investem em torno de R$ 3 bilhões por ano na área social. A organização completou 20 anos em 2015 e é referência no Brasil em temas relacionados ao investimento social privado. O principal papel do GIFE é articular organizações privadas que apoiam causas de interesse público e gerar conhecimento sobre o campo. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do investimento social, definido pelo repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Para saber mais sobre o GIFE, assista ao documentário “Em Movimento: 20 anos de Investimento Social no Brasil”:https://youtu.be/0_1HzzKl1vs

(#Envolverde)