“Captamos” apoiará ONGs a se tornarem financeiramente sustentáveis e promoverá capacitação em captação de recursos para causas.
Por Redação da Envolverde*
Com o objetivo de promover o financiamento de causas sociais e ajudar as ONGs brasileiras a se tornarem financeiramente sustentáveis, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) – e parceiros – lançou no último dia 14 uma plataforma online para o terceiro setor em formato inédito no Brasil: a Captamos. O espaço oferece cursos para especialização de captadores de recursos, além de notícias, artigos, infográficos, histórias, cases e fóruns de discussão, e visa a troca de conhecimento e aprendizado sobre captação de recursos, principal modelo de negócios das organizações em todo o mundo.
A Captamos é resultado de um trabalho iniciado em abril de 2015, quando o Instituto Arapyaú convidou lideranças do terceiro setor para discutir quais iniciativas eram necessárias para fortalecer a cultura de doação e a captação de recursos no País. Uma das conclusões foi uma plataforma online de capacitação, que depois se tornou a Captamos, incubada na ABCR e que conta com um Conselho Deliberativo na sua liderança.
De acordo com João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR, o cenário brasileiro de captação de recursos ainda é tímido se comparado a outros países e enfrenta dificuldades. “A estimativa é de que hoje existam cerca de 300 mil ONGs no País e somente 24% delas tenham área de captação de recursos estabelecida. Isso dificulta a manutenção de projetos importantes”, pondera. De acordo com a pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), as doações individuais dos brasileiros a ONGs totalizaram R$ 13 bilhões e 700 milhões em 2015. É um número bom, porém pequeno se comparado a outros países, como os Estados Unidos, onde os americanos doaram R$ 1 trilhão a ONGs ano passado.
Todo o conteúdo da plataforma – incluindo os cursos – é gratuito e desenvolvido por uma equipe fixa de cinco profissionais, além de professores e articulistas voluntários. O usuário também pode contribuir com o envio de informações e interações em tempo real nos fóruns de discussão da plataforma. “Inicialmente as notícias e artigos serão atualizados semanalmente. Cursos, cases e infográficos serão mensais. Cada curso tem duração de até 40 minutos e pode ser feito rapidamente, contando com uma videoaula, um texto adicional para leitura, um exercício e um fórum de discussão, tudo gratuito”, explica Vergueiro. (#Envolverde)