Paris, 7 de dezembro de 2015 – O primeiro homem a completar um voo de balão sem qualquer parada em todo o mundo e também o visionário por trás do único avião capaz de voar dia e noite sem uma gota de combustível, o suíço Bertrand Piccard foi nomeado hoje Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Piccard recebeu a designação durante cerimônia no Musée de l’Homme, em Paris. O explorador suíço está na França para participar da COP 21, onde defende um acordo climático ambicioso e mais aceitação pelas energias renováveis.
Com o objetivo de chamar a atenção do mundo para o potencial da energia solar, ele se comprometeu no início deste ano a um desafio que parecia impossível: voar ao redor do mundo em um avião alimentado exclusivamente pelo sol. Junto com André Borschberg, cofundador, CEO e o outro piloto do projeto ‘Impulso Solar’ (Solar Impulse, no nome original em inglês), viajou 19.957 quilômetros entre Abu Dhabi e o Havaí. No trecho mais recente de sua jornada solar, Borschberg bateu o recorde mundial do voo sem paradas mais longo de todos os tempos.
O Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner”, disse: “Ao criar a Fundação Impulso Solar, Bertrand Piccard demonstrou como a inovação e tecnologias limpas são importantes para o futuro sustentável. Mais do que isso, ele e o companheiro André Boschberg mostraram que já estamos vivendo neste futuro”.
“Quando o avião de Bertrand decolar de novo do Havaí, o mundo inteiro vai viver essa aventura com ele. Como Embaixador da Boa Vontade do PNUMA, cada hora desse voo e as preparações serão uma oportunidade para que ele o time do Impulso Solar aproximem as pessoas de uma visão que o PNUMA já defende e apoia nesse trabalho por muitos anos”, acrescentou Steiner.
Bertrand Piccard disse: “Essa nomeação é um estímulo para que eu continue mostrando quantas coisas incríveis podem ser feitas com energias renováveis, além de implementar tecnologias mais eficientes de energia no nosso mundo.”
Apelidado de “Inspioneer” (Inspioneiro, numa tradução livre) depois de ter circunavegado o globo em um balão de ar quente em 1999, Bertrand Piccard inspirou dezenas de milhares de seguidores com suas aventuras e com a sua mensagem: “O Futuro é limpo”. Seus esforços para promover a energia renovável foram reconhecidos pelo PNUMA já em 2012, quando ele recebeu o prestigioso prêmio Campeão da Terra.
Como Embaixador da Boa Vontade do PNUMA, ele vai aproveitar a popularidade para convencer os legisladores do mundo, empresários e comunidades que um planeta neutro em carbono é tão possível quanto voar pelo mundo sem combustível. Ele também vai usar os passos restantes da sua jornada solar para envolver crianças e jovens, que serão convidados a ver o Impulso Solar 2 de perto e poderão ser conscientizados sobre o consumo eficiente de energia.
Um relatório recente do Centro de Colaboração Escola de Frankfurt-PNUMA, com apoio da empresa Bloomberg New Energy Finance, estima que no atual ritmo de absorção de energia renovável (cerca de 0,7% ao ano), apenas em 2030, serão alcançados os 20% de geração global de energia por fontes renováveis. Ao provar que a energia solar é uma fonte viável e sustentável de energia, Bertrand Piccard quer tornar esse processo mais rápido, fazendo uma grande contribuição para o corte de emissão de gases de efeito estufa no mundo.
O espírito pioneiro e o ativismo ambiental de Bertand têm como base a tradição familiar. O avô, Auguste Piccard, foi o inventor da cabine pressurizada e do batiscafo, e o primeiro homem a alcançar a estratosfera. Já o pai, Jacques, foi a primeira pessoa a chegar ao ponto mais profundo do oceano global. Ambos também foram pioneiros de proteção ambiental, quando Jacques instituiu a Fundação para o Estudo e Proteção dos Mares e Lagos, na década de 1960.
A nomeação de Embaixador da Boa Vontade aconteceu no Musée de’l Homme, em Paris, em contraste com o pano de fundo de uma exposição fotográfica única sobre ação climática, intitulada “Nós temos o poder, Nós somos a mudança”, por renomados fotógrafos da Magnum. O evento também contou com a presença da cantora e compositora Angélique Kidjo, vencedora do Grammy Award, além de Embaixadora da Boa Vontade do UNICEF e Campeã da Terra na edição de 2011.
Os convidados foram brindados com pratos feitos a partir de alimentos que seriam desperdiçados pela Organização Food Recovery. Eles também foram convidados a uma “Degustação de Poluição”, preparada pela Organização Mundial de Saúde, que ofereceu sobremesas de merengues expostos aos níveis de poluição de diferentes cidades para realçar as consequências da má qualidade do ar à saúde humana. (Pnuma/ #Envolverde)
* Com informações do Pnuma.