O Prêmio Gerdau Melhores da Terra, iniciativa que procura difundir o desenvolvimento sustentável, a inovação e contribuir com o avanço da agricultura abre as inscrições para sua 33ª edição.
As categorias para concorrer são Pesquisa e Desenvolvimento. Este ano a procura é por novos estudos para o setor agropecuário brasileiro. Para participar é necessário se inscrever pelo site www.melhoresdaterra.com.br, até o dia 15 de agosto.
Na 32ª edição o Prêmio contou com 707 trabalhos apresentados. Na categoria Desenvolvimento o vencedor foi o estudante Tiago Veja Custódio, da Faculdade de Agronomia – UFPel, de Pelotas (RS), criador de uma semeadora adubadora para plantio direto. A máquina conectada a um micro-trator de baixa potencia permite o plantio direto de milho e feijão com menor demanda de esforço humano e baixo consumo de combustível.
Já na categoria Pesquisa, o vencedor foi “Metodologia para o desenvolvimento de um dosador de manivas para plantadeira de mandioca” do engenheiro mecânico Juliano Mazute, do FIESC-SENAI. O estudo desenvolveu um mecanismo para as pequenas propriedades agrícolas.
O Prêmio é destinado a estudantes universitários e profissionais de ciências agrárias que procuram mudanças no meio rural. (#Envolverde)