Política Pública
Revista do IPÊ e ICMBio fala de boas práticas de gestão em UCs
Publicação está disponível gratuitamente nos sites do IPÊ e ICMBio, organizações parceiras do projeto.
Como superar os desafios de gestão para a efetividade das Unidades de Conservação (UC) no Brasil? A segunda edição da Revista Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação traz matérias que mostram como soluções simples podem ter grande impacto no dia-dia da gestão de áreas protegidas, e de que forma elas têm contribuído para a implementação e desenvolvimento das UCs Federais.
A publicação bilíngue (português/inglês) é uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e faz parte do projeto “Motivacão e Sucesso na Gestão de UCs”. Apoiada por Gordon and Betty Moore Foundation, parceiros de longa data para este projeto, a revista busca mostrar de que maneira problemas bastante comuns em UCs – como fogo florestal, mau uso do solo, invasões, caça e extração ilegais, entre outros – foram enfrentados a partir de inovações trazidas por gestores e parceiros dessas unidades.
São 36 casos sistematizados numa linguagem simples e direta com o objetivo de reconhecer o trabalho executado pelos gestores e também de ser um instrumento informativo e inspirador para outras UCs.
Entre as histórias contadas na revista, muitas das chamadas “boas práticas” surgiram a partir de processos formativos (o que demonstra a importância do investimento nas capacitações de gestores) e de parcerias com empresas, organizações e comunidades. Os casos relatados na revista, inclusive, têm como ponto comum o entendimento pelos gestores e parceiros de que as UCs brasileiras devem ser geridas em conjunto com a sociedade e para a sociedade, fortalecendo os instrumentos de gestão e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). (#Envolverde)