Sociedade

31 líderes mulheres unem-se para lançar livro sobre agenda ESG

Profissionais femininas que impulsionam a agenda ESG são tema de livro do Selo Editorial Série Mulheres da Editora Leader, que foi lançado no dia 09 de março em São Paulo

No dia 9 de março, às 19h, a Editora Leader lançou, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, o livro “Mulheres ESG – Medir para Mudar | Volume I – Edição Poder de Uma História”, exclusivo da Série MulheresAndréia Roma, CEO da Leader, idealizou a obra e convidou para assinar a coordenação ao seu lado Dani Verdugo, mentora de carreira e empresária, que também participa com um dos capítulos desta publicação coletiva.

O termo ESG (em inglês environmental, social and governance) ganhou grande visibilidade, graças à preocupação crescente do setor corporativo em relação à sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança são essenciais para as empresas não só sobreviverem como se desenvolverem.

Em 384 páginas, este livro reúne 31 profissionais em cargos de liderança que relatam, além de histórias inspiradoras, suas experiências no sentido de impulsionar a agenda ESG por meio de sua capacidade de humanizar as relações com os stakeholders. Elas são agentes da transformação para estabelecer bases novas a uma cultura empresarial que, para ser bem-sucedida, precisa gerar valor a todas as partes interessadas e contribuir para que os negócios possam ir além de seus resultados financeiros.

Para a coordenadora, Dani Verdugo, o entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade: “Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior. No mundo atual, no qual as empresas são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders, ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades”. 

Dani destaca ainda que, no Brasil, a relação dos ODS com os negócios está presente nas grandes empresas. “Segundo levantamento realizado com as companhias que fazem parte do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, 83% delas possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados”, conclui.

Em seu texto de prefácio da obra, Ricardo Young, empresário, fundador e ex-presidente do Conselho do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, afirma: “Essa nova cultura empresarial requer um olhar feminino que traz novos processos dialógicos, um olhar sistêmico, o cuidar das relações, uma inteligência composta pela diversidade de percepções, culturas e mundos. Enfim, um olhar profundamente humano e comprometido com o longo prazo, com o bem-estar coletivo e com a vida”.

“Tratar de um assunto tão em evidência, não só por sua importância para as empresas, como para a sociedade em geral, é uma grande satisfação para a Editora Leader. O projeto do livro Mulheres ESG surgiu no meu coração, com foco em apresentar ao mercado mulheres que fazem a diferença, de acordo com a preocupação com sustentabilidade, através da implementação da agenda ESG, isto é, referente às questões ambientais, sociais e de governança, nas corporações”, destaca Andréia Roma.

Lagrotta Leles, Adriana Rosa, Anauyla Batista, Andrea Pampanelli, Beatriz Pacheco, Bruna Sabóia, Claudia Elisa, Claudia Travi Pitta Pinheiro, Cristine Naum, Cyntia Watanabe R. Kasai, Denise Hills, Elizete Paes, Gabriele Malta Correia, Gláucia Terreo, Jamile Balaguer Cruz, Juliana Oliveira Nascimento, Karla de Melo, Lucilene Carvalho, Marcia Massotti, Maria Silvia Monteiro Costa, Mariana Köhler, Mariana Vieira, Mariana Malufe Spignardi, Milena Fucci Lemos, Onara Oliveira de Lima, Patricia Bueno, Paula Carvalho, Rozália Del Gáudio, Sonia Consiglio e Tatiana Maia Lins. 

Coordenadora:

Dani Verdugo – Administradora, headhunter, mentora de carreira e empresária. Atuando há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, a fundadora e CEO do Grupo THE possui especialização em: Gestão Estratégica de Pessoas, Negócios e Gestão, Lean Agile Coach, entre outras.

outros trabalhos no mundo corporativo, a Leader nasceu com foco em levar conhecimento atualizado e relevante para a formação de jovens ou de profissionais já atuantes no mercado. Ao longo desses anos, adquiriu experiência com mais de 200 obras publicadas. Tornou-se a única editora comportamental voltada ao desenvolvimento humano no Brasil, pois suas obras tem o propósito de ensinar através de livros. Andréia Roma, fundadora e CEO da editora, busca apoiar novos escritores brasileiros, sem distinção, a publicar os seus livros. A profissional procura, com a Leader, publicar todos os gêneros literários, não se restringindo a uma linha editorial específica.

#Envolverde