Educação Ambiental, Gastronomia e Sustentabilidade, com a valorização da tradição caiçara, marcam a terceira edição do Festival Tecendo as Águas, com apresentações culturais, artesanato, sorteio de brindes e muita diversão para toda a família
Como utilizamos e conservamos os recursos hídricos é um dos principais temas do Festival Tecendo as Águas, que será no Espaço Batuíra no sábado, 18 de agosto. O Festival, realizado pelo Instituto Supereco e a Prefeitura de São Sebastião, junto com o Instituto Educa Brasil e uma rede de parceiros, é organizado com a participação da comunidade beneficiada pela segunda fase do Projeto Tecendo as Águas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Seu principal objetivo é ser um atrativo temático e turístico anual, a partir de um olhar estratégico para as águas do litoral norte de SP, unindo cultura, geração de renda, turismo e sustentabilidade. “Estamos no coração da Mata Atlântica, mantida viva pelas águas do litoral norte. O turismo educativo, cultural e sustentável, como o Festival Tecendo as Águas, é uma grande oportunidade para as suas comunidades e para a região”, ressalta a Coordenadora geral do Projeto Tecendo as Águas, Andrée de Ridder Vieira.
A mesa de abertura abordando os recursos hídricos está prevista para às 16h, com a participação de representantes das prefeituras de São Sebastião, Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana, Instituto Supereco e Petrobras e o encerramento ficará por conta do grupo de Maracatu Odé da Mata, a partir das 20h.
A programação começa às 14h30, com oficinas de reciclagem de papel, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e boneca Abayomi (iorubá – que traz alegria). Durante todo dia, crianças e famílias podem participar das atividades de recreação com temáticas relacionadas à educação ambiental e sustentabilidade.
Crianças e jovens também serão protagonistas das atrações musicais e de apresentações de dança com alunos da Fundass (Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana) e dos Projetos Sociais Garoçá, Cidadão Criança e Viração. Uma contação de histórias muito especial com o Frei Marcelo, da Igreja Nossa Senhora do Amparo (bairro São Francisco – convento) é diversão garantida.
A festa contará, ainda, com sorteio de brindes, exposições de peças artesanais produzidas pelos alunos do curso de ecoempreendedorismo do Tecendo as Águas, equipamentos de acessibilidade e turismo para praias e trilhas, da Refresh Brazil, e Aves da Mata Atlântica (em parceria com a Fundação Florestal).
Programação
14h30 – Orquestra de Metais – Tenda Cultural
14h50 – Apresentações dos Projetos Sociais Cidadão Criança, Garoçá e Viração – Anfiteatro
15h30 – Folia de Reis – Tenda Cultural
15h50 – Contação de Histórias – Sala de Recreação 1
16h10 – Abertura Oficial do Festival Tecendo as Águas – Mesa de Autoridades
Oficina Boneca Abayomi – Sala de Recreação 2
16h30 – Oficina de Reciclagem – Sala de Recreação 2
16h50 – Contação de Histórias do Frei – Tenda Cultural
17h30 – Banca Caiçara – Tenda Cultural
Circuito Tecendo as Águas (dinâmica) – Sala de Recreação 2
17h50 – Transmissão Cristalina – Anfiteatro
Contação de Histórias – Sala de Recreação 1
18h10 – Oficina Boneca Abayomi
18h30 – Oficina de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) – Tenda Cultural
18h50 – Circuito Tecendo as Águas (dinâmica) – Sala de Recreação 2
Oficina de Reciclagem – Sala de Recreação 2
19h10 – Cadeia alimentar da Escada de Jacó – Grupo Mamulengos de si mesmo – Anfiteatro
19h30 – Contação de Histórias – Sala de Recreação 1
Apresentação do Grupo de Dança Sintonia Copo & Arte-(FUNDASS) – Tenda Cultural
20h10 – Maracatu – Tenda Cultural
20h30 – Ciranda de encerramento
Serviço:
Festival Tecendo as Águas
Local: Espaço Batuíra
Endereço: Martins do Val nº 99, no bairro São Francisco – São Sebastião
Horário: das 14h30 às 21h
Entrada franca
Informações: (12) 3862-0100 e [email protected]
Menos lixo com barro à mesa e muito sabor
O Festival levanta a bandeira sobre a poluição marinha e os descartáveis. A ceramista do bairro São Francisco, Maria Aparecida Ivanov (Cida), está preparando peças especiais para servir grande parte das produções gastronômicas da festa, incentivando o consumo responsável com muito sabor. Já imaginou, deliciar-se com um prato tipicamente caiçara e levar para casa um pedaço da história do Bairro moldada pela última paneleira do São Francisco? É só chegar!
“Cida paneleira” é a última herdeira viva dos ensinamentos da saudosa Adélia Barsotti, que ensinou a arte de transformar barro em panela, deixando viva uma tradição tão antiga em São Sebastião, especificamente no bairro São Francisco.
Feira orgânica e fortalecimento da economia local
Agricultores da região beneficiados pelo Projeto Tecendo as Águas terão um espaço especial para comercializar produtos orgânicos fresquinhos, diretamente das terras caiçaras para a sua mesa. Prestigie as atrações culturais e aproveite para “fazer a feira”, levando para casa produtos da época e da região, como queijos, frutas e legumes, contribuindo assim para a valorização e o fortalecimento da economia local. Traga sua sacola!
Rede de Parceiros do Instituto Supereco
Além do patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Tecendo as Águas conta com uma rede de parceiros estratégicos como o Instituto Educa Brasil, Prefeitura de Caraguatatuba, Prefeitura de São Sebastião, Instituto Trata Brasil, CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), CEAG (Centro de Educação Ambiental de Guarulhos), Refresh Brazil e OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias).
Supereco nas redes sociais
Visite nosso site: www.supereco.org.br, e aproveite para curtir a gente nas redes sociais. Facebook – páginas Instituto Supereco, Projeto Tecendo as Águas e Roteiro Caminho das Águas, e Instragram – Instituto Supereco. Acompanhe também a programação da Rádio Supereco.com, com reportagens especiais extraídas da Oficina de Educomunicação que o projeto Tecendo as Águas ministra com alunos da Escola Estadual Nair Ferreira Neves. Baixe o aplicativo Rádio Supereco no seu celular e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Prêmios
O projeto “Tecendo as Águas”, conquistou dois prêmios importantes: 1º Lugar da categoria de Preservação dos Recursos Naturais do prêmio “LIF 2015 – Clima e Sociedade: a mudança começa em nós”, da Câmara de Comércio França-Brasil, e ainda, “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014”, durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”, além da representatividade entre os melhores projetos brasileiros selecionados pela Abong (Associação Brasileira de ONGs) para fazer parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial de 2015, na Tunísia, África.