Trata-se do evento mais importante do mundo na área de restauração ecológica. A Prof. Dr
a. Vera Lex Engel, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, é a Presidente da Comissão Organizadora da SER2017
A restauração ecológica tem sido cada vez mais reconhecida como um instrumento chave para estabilizar e mesmo reverter os impactos ecológicos e socioculturais da degradação ambiental e das mudanças climáticas. Muitos países, dentre eles o Brasil, têm se comprometido a restaurar pelo menos 15% de suas áreas degradadas até 2020. Entretanto, o grau em que esses compromissos possam ser cumpridos e seus objetivos alcançadas depende do desenvolvimento e disseminação de informação da mais alta qualidade sobre a ciência e a prática da restauração ecológica.
A Conferência SER2017 reunirá os maiores cientistas mundiais na área de restauração ecológica, numa plataforma onde os mesmos poderão interagir com praticantes, manejadores de recursos naturais e tomadores de decisões, com o intuito de construir e aumentar capacidade técnica para projetos globais de restauração. A SER2017 irá fomentar a rede global de restauração ecológica, criando oportunidades e conexões para maximizar os benefícios da restauração ecológica, tanto para a natureza como para as pessoas. O tema da conferência, “Linking Science and Practice for a Better World” (“Ligando a ciência e a prática para um mundo melhor”) é particularmente relevante em busca de soluções para os problemas de degradação ambiental, reforçado pelo fato de que um número cada vez maior de países do mundo tem se comprometido a atingir metas internacionais e nacionais de restauração ecológica e mitigação das mudanças climáticas globais.
O fato do evento envolver a inédita parceria entre a mais importante organização mundial (SER) e as duas entidades de maior liderança e representatividade na América Latina (SIACRE) e Brasil (SOBRE), respectivamente, nos permite antecipar que o evento será um dos maiores e mais influentes até o momento, com estimativa de participação de mais de 1500 delegados de todas as partes do planeta, representando membros da academia, técnicos, manejadores de recursos naturais, estudantes, tomadores de decisão e outras partes interessadas.
A conferência incluirá sessões plenárias gerais com palestrantes de renome mundial, além simpósios, workshops e cursos de treinamento focados no estado da arte da restauração, bem como nos esforços, oportunidades e desafios em escala local, regional e global, visando contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para atingir os objetivos. Além de abordar questões atuais e relevantes como estas, a conferência trará excelentes oportunidades para treinamento, para a formação e expansão de redes de contatos profissionais para os que atuam na área.
(#Envolverde)