por Beatriz Almeida* –
Neste momento tão difícil no enfrentamento da Covid-19 no Brasil, o ensino enfrenta dificuldades, pois as aulas remotas, por mais eficazes que sejam, não substituem os ganhos relativos à interação diária entre os alunos e deles com os professores e ao ambiente vivo e dinâmico das escolas. Assim, a educação ambiental também sofre prejuízos. Por isso, alternativas criativas e eficientes precisam ser pensadas para manter os alunos motivados, focados e estimulados a continuar aprendendo.
Visando contribuir para isso, criamos em Bertioga, no Litoral Norte paulista, a Eco Gincana, no âmbito do Programa Clorofila de Educação Ambiental, mantido há 29 anos no município pela Sobloco Construtora, e que já atingiu diretamente mais de 20 mil estudantes — e, indiretamente seus familiares —, dos 25 estabelecimentos de ensino estaduais, municipais e particulares com os quais trabalhamos em parceria.
Nossa proposta surgiu da reflexão de como os educadores poderiam manter o engajamento dos alunos no distanciamento social. O professor ou coordenador pedagógico repassa a missão às distintas classes e recebe dos estudantes os materiais que comprovam o cumprimento da tarefa, em forma de fotos, vídeos ou relatos. Importante lembrar que a EcoGincana não é uma atividade curricular. Dependemos da motivação do professor em propor os desafios aos alunos. Nos surpreendemos com a receptividade, atualmente estamos com mais de 200 alunos participando ativamente da gincana. Assim, aliamo-nos às escolas para adaptar a rotina do ano letivo à quarentena, por meio de uma atividade totalmente aderente aos propósitos do Programa Clorofila e ao desafio de promover a educação ambiental no contexto do ensino regular.
*Beatriz Almeida é diretora-adjunta de Marketing da Sobloco Construtora, empresa responsável pelo Programa Clorofila.