Sociedade

Alunos participam de projeto para construir casas nas comunidades de São Paulo

teto4Parceria com ONG TETO envolve voluntariado de alunos na construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Franciscano Pio XII participam há quatro anos de um projeto voluntário da ONG TETO, construindo casas de caráter emergencial para famílias que vivem em situação de extrema pobreza nas periferias do Estado de São Paulo, além da elaboração de planos de habilitação social implementados em conjunto com os moradores. Neste ano, um grupo de 10 alunos participa da construção das moradias na Comunidade Portelinha em Guarulhos, nos próximos dias 03, 04 e 10 de setembro.

“Está é uma ação solidária muito importante, tanto para os moradores da comunidade quanto para os nossos alunos, que são convidados a participar do projeto como voluntários”, explica Maria Aparecida Rocha, coordenadora da Pastoral do Colégio. Ela ainda ressalta que o intuito da instituição com a parceria é também reforçar os valores franciscanos, como a fraternidade, cordialidade, integração, entre outros.

O projeto tem um cronograma anual de atividades em que os alunos, durante o 1º semestre, apresentam as orientações para a atividade e fazem uma enquete, ou seja, entrevistam os moradores da comunidade para descobrir as necessidades das famílias e desenhar o projeto, além de várias ações durante o ano para angariar fundos para as moradias. No segundo semestre, a construção das casas acontece em um fim de semana, quando fazem as bases e a montagem das placas de madeira pré-moldadas, e, no sábado seguinte, vão pintar. Durantes estes anos de projeto, os alunos do Colégio Pio XII já construíram casas nos municípios de Ferraz de Vasconcelos e na Comunidade Dois Palitos em Embu das Artes.

A coordenadora também ressalta que o projeto contribui para a formação dos alunos por serem protagonistas de uma transformação social. “Os estudantes aprendem a desenvolver a consciência social, trabalhando lado a lado com as famílias, promovendo assim, uma integração com o grupo de trabalho”.

teto11Há 10 anos no Brasil, o TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários. O TETO busca construir moradias mais dignas lado a lado com moradores de comunidades, promover a educação de crianças por meio de oficinas de leitura, formar lideranças comunitárias e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.

Além da parceria com a ONG TETO, o Colégio tem vários projetos sociais com instituições que atendem casas de apoio a crianças e idosos, envolvendo o voluntariado de alunos, pais e professores.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno. (#Envolverde)