Sociedade

Aplicativo para consultas médicas em casa chega a São Paulo

Aliando mobilidade e saúde, Dokter passa a operar na maior metrópole do país. Atendimento médico ao alcance dos dedos.

Com quase 12 milhões de habitantes, em São Paulo tudo é macro, incluindo o trânsito e a superlotação dos hospitais. Assim, medidas que facilitem a vida das pessoas são bem-vindas. E é com esse objetivo que a Dokter chega à capital paulista: facilitar. A plataforma tecnológica visa conectar médicos a pacientes em consultas domiciliares sob demanda.

A ideia do aplicativo surgiu quando o cirurgião Marco Antônio Venturini precisouacompanhar a avó em uma consulta médica de rotina e o atendimento demorou 5 horas para acontecer. Na volta para casa, em um carro pedido via um aplicativo, o médico teve oinsight: por que não juntar mobilidade, saúde e tecnologia?

Utilizar a Dokter é simples, basta baixar o app, escolher a especialidade, definir o endereço e chamar.  O médico que estiver online aceita a consulta, entra em contato com o paciente para descartar uma situação de emergência e, no prazo máximo de uma hora (tempo médio em Brasília e Goiânia), deve prestar o atendimento.

“Grande parte dos trabalhos realizados no pronto-socorro da rede privada são de baixa complexidade, como dores de cabeça, indisposição. Essas consultas podem ser realizadas em domicílio, sem necessidade de aumentar a fila dos hospitais”, destaca Marco Venturini.

Os valores variam entre R$ 250 e R$ 450 e os usuários podem ser atendidos nas áreas de clínica geral e pediatria. O atendimento médico às crianças corresponde à 61% dos chamados, segundo pesquisa realizada pela Dokter com seu banco de dados. Isso porque, além da superlotação, os pais se preocupam com a contaminação dos pequenos nos prontos-socorros.

Naturalmente, a reputação e o currículo do profissional são fundamentais em um serviço de saúde, por isso, Dokter faz análise minuciosa dos médicos cadastrados. É necessário envio de documentação completa (diploma, carteira do conselho, certidão de nada consta junto ao conselho, número do registro de especialista se for o caso) que confirme a formação, essa documentação é validada, depois disso, é feita uma entrevista na qual a equipe explica os procedimentos padrões das consultas e confere se a pessoa tem o perfil para atuar no sistema. Além disso, os usuários podem avaliar o médico ao final de cada consulta. Profissionais com avaliação geral abaixo de 4,5 estrelas são desligados do aplicativo.

Presente em Brasília, Goiânia e agora em São Paulo, Dokter quer trazer de volta a tradição do “médico da família”. O atendimento humanizado envolve conhecer o paciente, e o aplicativo, então, possibilita esse primeiro contato pessoal, porque o atendimento é em casa. Fideliza-se pacientes, satisfeitos com a comodidade e a proximidade do profissional de saúde, e médicos podem criar sua carteira de clientes fixa. O moderno e o tradicional em prol do bem-estar social.

Serviço:

Reembolsos: os médicos fornecem nota fiscal / recibo, as políticas de reembolso variam de acordo com o plano de saúde e o contrato estabelecido.

Plataformas: O app está disponível para Android e iOS.

(#Envolverde)