Sociedade

APP usa conhecimento de passageiros para gerar informações em tempo real

coletivoappEstimulando a colaboração das pessoas, o aplicativo Coletivo pretende informar mais do que o horário em que os ônibus chegam: imprevistos, atrasos, inundações, tudo que interfere nesse horário pode ser comunicado em tempo real pelos passageiros.

Por Redação da Envolverde*

O aplicativo Coletivo usa a colaboração como estratégia para fornecer informações em tempo real sobre os ônibus e a rede de transportes da cidade de São Paulo.

Buscando proporcionar uma melhor experiência no deslocamento cotidiano, o Coletivo integra, além das informações de transporte, outras fontes de dados, oferecendo informações sobre a cidade, eventos culturais e alertas. Os dados utilizados vêm do Olho Vivo, da CET e de contas.

O app já tem mais de 7 mil instalações, registrando cerca de mil usuários diferentes por mês. Outros aplicativos de mobilidade estão disponíveis, mas o que faz a diferença em relação ao Coletivo – como o próprio nome já diz – é criar uma comunidade de passageiros engajados em melhorar o transporte público e em fornecer informações que ajudem as pessoas a se locomover. A colaboração é a funcionalidade mais importante e os mecanismos para que ela aconteça são simples e facilmente acessíveis. Há um potencial para criar uma comunidade que gere dados em grande quantidade e alta qualidade.

“Em São Paulo, mais de 6,5 milhões de pessoas usam transporte público diariamente, 65% das quais tem smartphone. Nosso foco está no usuário habitual de transporte público, de 16 a 45 anos, o que inclui estudantes secundaristas e universitários que utilizam o transporte público de manhã até a noite, trabalhadores que não possuem carro e profissionais liberais que possuem carro, mas usam o transporte público como opção. É um público majoritariamente feminino (60%) que complementa sua viagem a pé”, define RobertoSpeicys, da Scipopulis, empresa criadora do Coletivo.

Os usuários do aplicativo já compartilham informações como posição dos ônibus e tempo de espera, mas a intenção é adicionar e incentivar cada vez mais formas de colaboração, incluindo lotação ou nota para o motorista.

O app Coletivo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para a Android, sistema operacional usado nos smartphones de mais de 85% dos passageiros de transporte público na cidade de São Paulo. Mas há planos de expansão para outras plataformas.

Scipopulis: construindo conhecimento com a sabedoria coletiva

Fundada em 2014, a Scipopulis é uma empresa de inovação, focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. Os produtos proporcionam a usuários e gestores do sistema de mobilidade soluções nas áreas de monitoramento, análise de dados, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa.

Embora relativamente nova, a Scipopulis já teve seu trabalho reconhecido na área de tecnologia para a gestão e planejamento do transporte público em várias ocasiões. Em 2014 foi menção honrosa no Startup Farm 10ª edição e 3º lugar no Verizon Powerful Answers. Em 2015 faturou os seguintes prêmios: Prêmio Connected Smart Cities; uma das dez melhores startups do programa Inovativa Brasil; Prêmio Objeto Brasil Design categoria digital, com o app Coletivo; além de ganhar o Edital Senai Sesi de inovação.

Além dessas premiações, a empresa participou de eventos de Hackatona, do programa de treinamento “FAPESP-PIPE High-Tech Entrepreneurial Training Program”, e atuou na produção do caderno técnico “Big Data para análise de métricas de qualidade de transporte: metodologia e aplicação” junto a SPTrans e ANTP.

Criada por um grupo de amigos com o objetivo de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e do transporte coletivo, a Scipopulis pretende também fomentar o debate sobre mobilidade urbana, questão central nas grandes cidades e que influencia diretamente o cotidiano e a qualidade de vida de seus habitantes.

“A falta de informações de transporte público confiáveis interfere no dia a dia de milhares de pessoas que dependem deste meio de transporte para se locomover. Isso afeta por um lado os passageiros, que enfrentam longos períodos de espera por ônibus, viagens demoradas devido a acidentes e congestionamentos, ônibus e metrôs lotados e desconfortáveis e dificuldades para planejarem seu dia-a-dia, e por outro lado as prefeituras, órgãos gestores e operadores de frota, que têm dificuldades em planejar, operar e gerir a rede de transporte público de maneira eficiente e com alta qualidade. Esse cenário reduz a qualidade de vida dos usuários de transporte público e desestimula o uso de um meio de transporte sustentável. Nosso objetivo é utilizar o conhecimento dos passageiros em conjunto com outras informações de transporte já disponíveis para desenvolver soluções e ferramentas que auxiliem na resolução dos dois lados do problema”, Speicys.

Um outro produto da Scipopulis é o Painel de Monitoramento, que fornece dados atualizados em tempo real sobre indicadores da rede de transporte público, como velocidades dos ônibus nas vias, identificação de gargalos na fluidez, integração dos dados de acidentes para análise das causas de lentidão e alertas para vias com velocidades abaixo do normal. Esse produto é destinado a prefeituras e órgãos gestores em busca de mais informações para prestação de contas à população e suporte a decisões de gestão, como mudanças de rotas de ônibus, construção de faixas e corredores e obras de melhoria da fluidez no trânsito. (#Envolverde)

* Com informações da Scipopulis.