Sociedade

Arte e Educação em defesa da natureza

dias novos virao capajpgEscolas públicas e privadas de cidades do Rio de Janeiro receberão a segunda edição do “Dias Novos Virão”.

Com o objetivo de levar a consciência ambiental para as salas de aula de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro por intermédio do teatro, o projeto “Dias Novos Virão” dá início à sua segunda edição. O projeto este ano passará, além da capital, por 12 municípios fluminenses: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Piraí, São Gonçalo, Niterói e Volta Redonda. A meta é realizar 40 apresentações, para um público de 7.000 espectadores, totalizando, junto com a temporada de 2014 no município do Rio de Janeiro, 14.000 pessoas.

A produtora cultural Áurea Bicalho Guimarães vem trabalhando desde 2010 com projetos que levam a tríade arte, educação e preservação do meio ambiente para crianças e pré-adolescentes do ensino fundamental e médio do Rio,  direcionado ao público de 7 a 14 anos. O projeto, patrocinado pela CEG, empresa do Grupo Gas Natural Fenosa, pelo Governo do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Cultura e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, prevê a circulação da peça de teatro homônima, nos meses de setembro e outubro em escolas públicas e privadas localizadas no município e no estado.

Após a apresentação da peça, há uma palestra sobre as fontes de energia e o uso responsável do gás. As pessoas poderão continuar assistindo ao vídeo da apresentação teatral, pelo site Dias novos virão e acompanhando as novidades pela fanpage. A plataforma online também oferece atividades lúdicas e abriga o conteúdo do catálogo para baixar e ainda ouvir a trilha musical composta por Daniel Belquer exclusivamente para o projeto.

 A história do projeto

Totalmente pensado para este fim, o espetáculo “Dias Novos Virão” foi concebido por Áurea Bicalho e montado pela Artesanal Cia de Teatro –  que há 20 anos apresenta peças para o público adolescente e infantil, e vem atuando como parceira em projetos anteriores de Áurea  (“Futuro no Meu Jardim” e “Manual Para o Futuro Legal”). Também abordam a questão da sustentabilidade, fortalecendo a união da cultura, educação e meio ambiente.

O tema pesquisado e desenvolvido para a peça é a relação mística que o homem tinha com os recursos e as forças da natureza, e assim gerar uma reflexão sobre o domínio que é exercido sobre estes recursos e o uso do que se faz deles. “Os antigos acreditavam que havia um espírito invisível na terra. Na verdade, tratava-se do gás que vinha do subsolo e saía pela superfície. Se um raio ou fagulha caísse numa emissão de gás, ela pegava fogo durante anos, quiçá séculos, e isso era muito assombroso para o homem pré-histórico”, explica Áurea, recordando que um dos maiores sítios de pintura rupestre (representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre) do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica no Piauí.

O espetáculo “Dias Novos Virão”

O homem das cavernas, que tanto foi tema de animações e filmes, como Flintstones, Croods, Capitão Caverna, entre outros, também serviu de inspiração para a peça “Dias Novos Virão”, que é contada por meio de manipulação de bonecos, expertise da Artesanal Cia. de Teatro – que trabalha o lado lúdico para atingir a ideia de sustentabilidade e conscientização ambiental, abordando a temática de forma lírica e sutil. É com essa perspectiva que a meninada vai vivenciar o assombro dos personagens diante do “Espírito Invisível da Terra”, que nada mais é do que um recurso da natureza, hoje dominado pelo homem.

Dirigida por Gustavo Bicalho, que divide a autoria do texto com José Caminha,  “Dias Novos Virão” é um espetáculo de teatro que faz o espectador pensar em como seria viver em uma época na qual o fogo era essencial para a sobrevivência, mas não fácil de conseguir. Os atores Tatá Oliveira (Cauan), Débora Salem (Caiana) e Marcos Guilhom (Pedregulho) revezam as personagens masculinas e femininas com Lívia Guedes, Marise Nogueira, Edeilton Medeiros e Bruno Oliveira durante a temporada.

Sinopse

Passada na Idade da Pedra, mais precisamente no fim da última Era Glacial, o espetáculo narra com um tom bem humorado a história de um casal (Cauan e Caiana) que se abriga em uma caverna para escapar da chuva. Sem fogo, o casal começa a se questionar como será possível passar a noite dentro da caverna, uma vez que, não há como mantê-la aquecida e como cozinhar o alimento. O encontro com um outro homem da caverna (Pedregulho), que parece estar à frente de seu tempo, faz com que eles imaginem um futuro melhor, quando o fogo será abundante e controlado pelo homem.

Formação de plateia

“Dias Novos Virão” também procura trabalhar a formação de plateia, já que boa parte dos alunos de escolas públicas desta faixa etária  não tem acesso ao teatro. “Abrimos um canal diferente de exibição de teatro infanto-juvenil, levando-o diretamente aonde está o seu público: a escola. Isso também abre um canal importante com as instituições de ensino, que são espaços protegidos e orientados, a priori, para conteúdo curricular e não têm, como missão primeira, a difusão de cultura, nem a tradição de receber trabalhos autorais de profissionais premiados, como o nosso”, afirma a produtora.

Para a escola interessada em ter o projeto será necessário ter alguns pré-requisitos: ficar situada no estado do Rio de Janeiro, estar de acordo com as séries e faixa etária dos alunos, ter o mínimo de 100 pessoas de público; possuir um local coberto para as apresentações (pode ser teatro, auditório, salão, pátio, quadra, etc) e comportar o cenário (que possui 4,5 m de largura X 6 m de profundidade X 3 m de altura). Os telefones para informações e agendamento são: 21.98233-0908 ou 21. 99601-9207, com Kátia Camello. O e-mail de contato é escolas@aguimaraesproducoes.com.br.

Aurea Bicalho Guimarães é produtora cultural. Graduada em Letras e pós-graduada em Marketing, começou sua vida profissional como professora. Foi vice-presidente do Instituto Cultural Cidade Viva e Diretora do Clube da Cultura. É colaboradora da revista online “Fazer e Vender Cultura” e participou da organização dos “Colóquios Fazer e Vender Cultura”, no Oi Futuro. Atuou no Programa Empreendedor Cultural do Sebrae-SP e nos eventos “Eu Vivo Cinema Pan Americano”, “Circuito Copa Gourmet” e “ViaEco”, além de ter desenvolvido atividades no Quadrilátero do Charme de Ipanema, produzido diversos shows musicais e colaborado para eventos como Babilônia Feira Hype e Rio Moda Hype. No momento, é sócia da A. Guimarães Produções e vem se dedicando a projetos teatrais, como “Futuro no Meu Jardim, Manual para o Futuro Legal” e “Dias Novos Virão”, além de trabalhar também com teatro-empresa, para o segmento corporativo.

Ficha técnica
·         Concepção e direção geral do projeto: Áurea Bicalho Guimarães
·         Texto: Gustavo Bicalho e José Caminha
·         Direção artística: Gustavo Bicalho
·         Elenco do espetáculo teatral: Bruno Oliveira, Débora Salem, Edeilton Medeiros, Lívia Guedes, Marcos Guilhon, Marise Nogueira e Tatá Oliveira
·         Direção de produção do espetáculo teatral: Henrique Gonçalves
·         Direção de produção da nova temporada: Áurea Bicalho Guimarães e Mônica Farias
·         Produção: Kátia Camello
·         Cenário e adereços de cena: Karlla de Luca
·         Figurino dos atores e boneco Igor: Fernanda Sabino
·         Boneco Igor, vagalume e malabares: Bruno Dante
·         Direção de movimento do boneco e preparação técnica dos atores: Márcio Nascimento
·         Preparação corporal, malabares e coreografia: Plácido Leite, do Movimento A3
·         Música original e som cênico: Daniel Belquer
·         Operador de som: Adolfo Cruz
·         Contrarregra: Carlos Gil
·         Conteúdo do catálogo: Áurea Bicalho Guimarães
·         Conteúdo do site e das redes sociais: Áurea Bicalho Guimarães e Tatá Oliveira
·         Design gráfico: Gaia Rodrigues
·         Ilustrações: Bruno Dante
·         Webmaster: Alexander Melo
·         Coordenação de agendamento das escolas: Kátia Camello
·         Secretaria e assistência: Dayse Mendonça
·         Fotos e cobertura em vídeo: AYRTON360
·         Assessoria de imprensa: Mais e Melhores Produções Artísticas

Vídeo da peça
·         Direção do vídeo: AYRTON360
·         Elenco do vídeo: Lívia Guedes, Marcos Guilhon, Tatá Oliveira
·         Edição: Carlos Pereira
·         Câmera: Mário Neto e Alexandre Dias
·         Iluminação: Rodrigo Belay
·         Coordenação gráfica: Gaia Rodrigues
·         Ilustrações da abertura e encerramento: Bruno Dante
·         Videografismo da abertura e encerramento: Estúdio Tiê
·         Vídeo gravado por AYRTON360
·         Realização: A. Guimarães.

Programação prévia

10 de setembro:
– Escola Municipal Luiz Marinho Vidal – Piraí –  às 13h00

15 de setembro:
– Colégio Franco Brasileiro – Laranjeiras – às 14h30

16 de setembro:
– Escola Municipal Roberto Civita – Santa Cruz – às 10h30 e às 14h

17 de setembro:
– Colégio Iglésias – Jardim Guanabara – às 10h30 e às 14h

18 de setembro:
– Escola Tthbar-ilan – Copacabana – às 10h

29 de setembro:
– Colégio Santa Rosa de Lima – Botafogo – às 14h30

9 de outubro:
– Teatro do Sesi Macaé – Macaé –  às 11h30h e 13h30

13 de outubro:
– Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – Tijuca – às 10h30
– Colégio Cisne Branco – Tijuca – às 14h30

21 de outubro:
– Ciep 131 – Professora Armanda Álvaro Alberto – Duque de Caxias (horário a confirmar)
– Colégio Estadual Duque de Caxias – Duque de Caxias (horário a confirmar)

(#Envolverde)