Sociedade

Associações se unem para engajar cidadãos e gestores públicos na luta pela inclusão da bicicleta como meio de transporte

bicicletaApós o lançamento da campanha Bicicleta nos Planos, em Campo Grande (MS), em dezembro de 2015, as associações Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB –  União de Ciclistas do Brasil, com apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade, dão continuidade ao projeto. O objetivo é orientar a sociedade civil organizada e os cidadãos, bem como técnico e gestores municipais, para a inclusão da bicicleta como meio de transporte nos Planos de Mobilidade Urbana (PMU), instrumento de planejamento da mobilidade dos municípios.

Dez cidades brasileiras já fazem parte da campanha: Bragança Paulista (SP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Maringá (PR), Manaus (AM), Poços de Caldas (MG), Cachoeirinha (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). Esses locais foram selecionados levando em consideração o porte dos municípios, a distribuição regional e o engajamento da sociedade civil local. A ideia, porém, é que a Bicicleta nos Planos se espalhe por mais cidades do país. Para isso, as associações disponibilizam uma plataforma aberta (www.bicicletanosplanos.org) com todo tipo de informação e material necessário (como o guia Incluindo as Bicicletas nos Planos, disponível para download) para auxiliar pessoas de todo o país que tenham interesse em incluir a bicicleta nos Planos de Mobilidade de sua cidade.

A iniciativa da campanha se deu após o descumprimento da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU, Lei Federal 12.587/2012), que determinava que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes deveriam ter elaborado este Plano até abril de 2015. Segundo levantamento da NTUrbano, mais de 70% das cidades não cumpriram a ordem. De acordo com a PNMU, a bicicleta junto com pedestres e outros modos de transportes movidos à propulsão humana devem ser considerados prioridade nas cidades. Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB – União de Ciclistas do Brasil estão unidos para fazer a lei virar de fato uma realidade.

Para 2016, está previsto o acompanhamento dos Planos de Mobilidade Urbana das dez cidades selecionadas pela campanha e também o auxílio a outros municípios que  queiram se engajar.

Sobre as associações

Bike Anjo

Criado em 2010, a comunidade criou uma rede com mais de 3 mil ciclistas apaixonados em 400 cidades do Brasil. O Bike Anjo promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a pedalar nas cidades e, para isso, conta com uma plataforma que conecta instrutores voluntários com ciclistas iniciantes. Também  realiza campanhas de mobilização e atividades educativas. bikeanjo.org

Transporte Ativo

Fundada em 2003, a T.A. é uma organização da sociedade civil que promove o uso dos modos de transporte ativos (ou à propulsão humana) no ambiente urbano. Sua função é ser um centro de informação sobre mobilidade urbana por bicicleta para o governo, mídia e cidadãos, conectando potenciais parceiros e coletando dados e informações dentro da sociedade e do governo na busca por cidades melhores para todos. ta.org.br.

União dos Ciclistas do Brasil

Atuante desde 2007 e presente em 176 cidades de 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, a UCB é composta de associações de ciclistas, ciclistas e empresas privadas (como apoiadoras). Ela funciona como um espaço de articulação entre atores e iniciativas locais, facilitando e encorajando o compartilhamento de informações, métodos e processos para emponderar e aumentar a efetividade dos seus membros e para intervir em políticas públicas e desenvolver projetos de âmbito nacional. uniaodeciclistas.org.br. (#Envolverde)