Sociedade

B2W Digital e CDI lançam projeto inovador para Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro

Iniciativa de empoderamento digital vai incorporar a tecnologia ao planejamento e à prática de 150 professores em 50 unidades de ensino e beneficiar 15 mil alunos

A B2W DIGITAL, líder em comércio eletrônico na América Latina, e o CDI, organização social que há 20 anos usa a tecnologia para transformação social, lançaram hoje o TecEscola, um projeto pioneiro de empoderamento digital em 50 unidades de ensino da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a iniciativa visa capacitar 150 professores da rede para incorporarem a tecnologia ao seu planejamento e prática pedagógica. O lançamento ocorreu dia 25-08 no Rio de Janeiro.

“Por acreditar que a tecnologia é uma aliada importante no processo de ensino-aprendizagem, idealizamos esse projeto com o CDI. A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de um país”, afirma Carlos Padilha, diretor da B2W Digital.

No total, 15 mil alunos serão beneficiados e entre os melhores, conforme desempenho serão selecionados 1,5 mil para formação em cursos de tecnologia com fins profissionalizantes, 150 em webdesign e 50 em introdução ao Java.

“A partir de um dos principais agentes de mudança na educação, o professor, queremos criar um novo paradigma do uso da tecnologia em salas de aula e preparar os jovens para uso e apropriação desses recursos para desafios complexos contemporâneos. Vamos empoderar esse professor digitalmente para reprogramar o processo de ensino-aprendizagem a partir de meios digitais. Queremos torná-lo um facilitador do desenvolvimento dos alunos nas habilidades socioemocionais do século XXI, tais como resolução de problemas, comunicação interpessoal, co-criação, entre outras”, explica Elaine Pinheiro, CEO do CDI.

A metodologia funcionará como um grande banco de dados interativo para o planejamento de aulas, que pode ser customizado para cada conteúdo e disciplina. Foto: Shutterstock
A metodologia funcionará como um grande banco de dados interativo para o planejamento de aulas, que pode ser customizado para cada conteúdo e disciplina. Foto: Shutterstock

A iniciativa está ancorada a uma ferramenta de colaboração online desenvolvida pelo CDI exclusivamente para esse projeto. “A Plataforma CDI é de um espaço aberto e plural onde oferecemos ferramentas digitais que incentivam a construção a criação colaborativa entre professores. Utilizamos as novas tecnologias para conectar as inteligências individuais para a construção de uma inteligência coletiva capaz de Identificar desafios, oportunidades e criar soluções para o dia a dia na sala de aula. Nessa metodologia, o professor criará ciclos e trilhas de aprendizagem com atividades que vão potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Para o aluno, a ferramenta se apresenta como um espaço dinâmico, criativo e interativo de construção do conhecimento para a realização de seus sonhos tanto na vida pessoal quanto profissional” explica Christian Ramos, gerente de Conteúdo e Metodologias da organização.

O TecEscola contempla unidades de ensino localizadas prioritariamente no eixo Centro/Zona Norte da cidade, em regiões de vulnerabilidade social, sendo 30 em áreas de UPP. A iniciativa também abrange a Região Metropolitana, incluindo regiões como Bangu, Realengo e Duque de Caxias.

Segundo a diretora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Maria Aparecida Jacomelli, “a Seeduc tem grande compromisso com a formação de jovens que se reconheçam cidadãos protagonistas, que se autodeterminem, que sejam abertos ao novo e à resolução de problemas, que se coloquem em busca do que desejam, tomem decisões qualificadas, estabeleçam objetivos e persistam nos seus objetivos de forma colaborativa, mesmo em situações adversas. Dessa forma, recebemos o projeto com muita euforia, pois suas premissas se enquadram e complementam as aspirações da Secretaria quanto ao oferecimento de oportunidades aos jovens do Ensino Médio”. (#Envolverde)