Sociedade

Bahia faz campanha no carnaval contra violência de gênero

“Cantada pode, assédio não. Olhar pode, constranger não. Na boa pode, à força não”. A diferença entre o assédio e a paquera saudável é o mote da campanha Respeita as Mina, criada pelo governo da Bahia para o Carnaval 2018. Iniciativa é da Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres em parceria com a ONU Mulheres Brasil. Estratégia promoverá ações de conscientização e terá apoio do trio Respeita as Mina, puxado pelas baianas Pitty, Larissa Luz e Karina Buhr.

O objetivo da campanha é abordar, junto a homens e mulheres, uma das formas de violência mais frequentes durante a festa: o assédio. Para combater abusos, a iniciativa estimula o respeito à população do sexo feminino.

Em 2018, as ações da campanha Respeita as Mina serão ampliadas, incluindo hotéis, pousadas, hostels e albergues instalados no circuito Barra-Ondina e Pelourinho. A Secretaria de Políticas para as Mulheres firmou uma parceria com a Associação Baiana da Indústria de Hotéis (ABIH) visando sensibilizar turistas sobre questões de violência de gênero e tráfico de mulheres.

Pela primeira vez, a pasta estadual estará no circuito do Carnaval também com Unidades Móveis: uma será mantida em parceria com o Hospital da Mulher, no circuito Barra-Ondina, e outra em parceria com a Ronda Maria da Penha, na Praça Municipal. Equipes darão orientações às mulheres em situação de violência física e sexual, que deverão ser encaminhadas para postos de atendimento. Fonte: ONUbr (#Envolverde)