Depois do assunto da ‘venda’ do Aquifero Guarani ter circulado como ‘fake news’ no período que antecedeu o Forum Mundial da Água, inclusive repercutindo no próprio evento e levando boa parte da mídia a buscar informações sobre o fato, o governo do Brasil se posicionou a respeito do assunto, mesmo de maneira discreta.
“O Brasil é o país com maior oferta hídrica do mundo. Cerca de 12% da água doce do planeta está em território brasileiro. Parte dessa disponibilidade fica em lençóis subterrâneos. O segundo maior do País é o Aquífero Guarani, que tem 1,2 milhão de quilômetros de extensão. Ao todo, 70% do aquífero está em solo brasileiro e corta oito estados.
Segundo pesquisadores, essa reserva tem capacidade para abastecer a população brasileira pelos próximos 2,5 mil anos. Com tamanha relevância para o País, o Guarani, assim como todos os corpos d’água, é protegido pela Lei de Águas. A legislação determina que água é de domínio público e por isso não pode ser explorada pela iniciativa privada.
A gestão dos recursos hídricos cabe aos estados brasileiros. Por isso, o Governo do Brasil não pode conceder a exploração do aquífero à iniciativa privada. O mecanismo funciona como mais uma proteção ao aquífero.
O aquífero ainda está protegido por acordos internacionais. Os quatro países que são abastecidos pelo Guarani – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – assinaram documento que estabelece o Projeto Aquífero Guarani (SAG).
A medida define normas de conservação e uso sustentável do corpo d’água. A transparência no fornecimento das informações técnicas sobre a porção que cabe a cada país é uma das determinações, o que facilita a fiscalização mútua de possíveis prejuízos.”
O boato vem desde janeiro de 2017, e relata um encontro do presidente Temer com a alta direção da Nestlé em Nova York, depois surge como sendo a venda negociada com um conglomerado e cita Coca-Cola, Ambev, PesiCo, Nestlé entre outras. A direção da Coca-Cola lançou um comunicado:
” A Coca-Cola Brasil não está negociando com o governo federal a concessão de exploração do Aquífero Guarani. Como uma empresa de bebidas, vemos a água como uma riqueza fundamental para a vida e o avanço saudável de ecossistemas, comunidades, negócios, agricultura e comércio. Sempre estaremos caminhando na direção de contribuir para o bem-estar de toda a sociedade”. Fonte AgBr e Envolverde.(#Envolverde)