Sociedade

Brasil tem 300 mil pessoas infartadas por ano de acordo com a Opas

No Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos e de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No ano passado, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

O infarto do miocárdio é uma doença provocada por diversos fatores que agem conjunta e simultaneamente. Entre eles, destacam-se: obesidade, tabagismo, hipertensão, colesterol alto, estresse, diabetes, histórico familiar e sedentarismo. “O stress também é citado como um dos principais fatores de risco que podem causar o infarto e levar a morte, mas depende se associado aos outros aspectos destacados. A prevenção e controle de stress e depressão são fundamentais para prevenção de doenças cardiovasculares, por isso é essencial manter a avaliação cardiológica e os exames em dia”, explica o cardiologista, Dr. Roberto Cury, do corpo clínico do Alta Diagnósticos.

São cerca de 80 mil mortes anualmente e muitas mortes ou sequelas irreversíveis poderiam ser evitadas se detectar as doenças logo no começo com avaliações periódicas. Exames de sangue já podem indicar alterações nos níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que estão relacionadas aos fatores de risco. O eletrocardiograma também alerta para possíveis doenças coronárias.(#Envolverde)