Nos dias 6 e 11 de dezembro, a Camino School realizará uma oficina com foco na autoestima da criança negra e no combate ao racismo
A Camino School, escola trilíngue focada no trabalho com Aprendizagem Ativa, localizada na zona Oeste de São Paulo, realizará oficinas educativas nos dias 6 e 11 de dezembro (terça-feira e domingo, respectivamente) no Museu Catavento como parte do evento “Encontro com o Porvir: trajetória de educadores que transformam o presente e constroem o futuro” – exposição temporária, idealizada pelo Instituto Porvir, cujo principal objetivo é apresentar histórias de professores que geraram impacto na educação.
Uma das iniciativas da escola será a Oficina de Práticas Antirracistas, organizada pelo historiador e coordenador de Engajamento Social da Camino School, Léo Bento. Com foco no público infantil, Bento partirá da leitura do livro infantil Os Mil Cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro e Daniel Gnattali, para debater a autoestima e o cabelo da criança preta. Depois da discussão, uma atividade será proposta: as crianças presentes se utilizarão de materiais disponibilizados pela escola para montarem, em conjunto, o cabelo da personagem Ritinha.
Para o professor, a importância de um encontro como esse é o de “descobrir ou reafirmar a potencialidade do cabelo crespo, bem como trabalhar a autoestima positiva da criança negra”. Tudo isso, num debate sobre representatividade e combate ao racismo em que serão trabalhadas as ideias de autoestima e respeito. Além disso, para as demais crianças, a oficina busca “apresentá-las à necessidade de respeitar e enxergar de forma positiva as nossas diferenças, tendo como princípio o cabelo”, diz.
Não é a primeira vez que a Camino School discute a questão do racismo. Em agosto deste ano, o Manual para Escolas Antirracistas foi lançado, um projeto elaborado por educadores da instituição em prol do debate sobre como introduzir práticas antirracistas em ambiente escolar. Bento afirma que há uma relação indireta entre a oficina e o manual: a mensagem transmitida por ambos. “A mensagem principal do manual é a de trabalhar as identidades de forma positiva, o respeito e a equidade, reflexão que a oficina busca trazer por meio da leitura”, afirma.
Além da Oficina de Práticas Antirracistas, a Camino School realizará a Oficina “Escrevendo o futuro”, na qual crianças serão incentivadas a criar cadernos artesanais, utilizando seus conhecimentos nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), com o intuito de registrar ideias relacionadas ao futuro individual e coletivo.
Encontro com o Porvir:
Local: Museu Catavento – Avenida Mercúrio, s/nº – Parque Dom Pedro II
Datas: Dias 6/12, terça-feira e 11/12, domingo – das 9h às 16h
Valor: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras o ingresso é gratuito.
Público: Infantil
Duração: 50 minutos para cada oficina
Oficinas:
– “Escrevendo o futuro” (criação de cadernos artesanais) – Das 10h às 10h50 e das 13h30 às 14h20
– Práticas Antirracistas – Das 11h às 11h50 e das 14h30h às 15h20
Informações: https://museucatavento.org.br/ e www.porvir.org.br
Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem para milhões de alunos, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema. A Camino Education é a primeira Edtech brasileira a compor a comunidade Global Innovators do World Economic Forum e está entre as 100 Edtechs mais inovadores da América Latina, segundo o ranking 2020 LATAM 100 Edtechs anual.
#Envolverde