O CDI (Comitê para Democratização da Informática) está oferecendo cursos gratuitos de modelagem de aplicativos e introdução à programação, em parceria com uma rede de 24 instituições comunitárias, para cariocas de 14 a 29 anos que estão sem trabalhar e sem estudar. Trata-se do Recode, programa da organização social que visa promover o empoderamento digital de jovens, estimulando a resolução de problemas sociais e melhorias da qualidade de vida através da tecnologia.
O Programa Recode tem como objetivo promover oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para essa parcela da população, que corresponde a 1 entre cada 5 jovens de 15 a 29 anos, ou 3,4 milhões de pessoas, segundo o IBGE. A meta é formar 3.500 jovens no Rio e em São Paulo.
Os alunos que concluírem os cursos recebem certificado e terão a chance de participar de processos seletivos para recolocação no mercado de trabalho. Além disso, os autores dos melhores projetos poderão ser beneficiados com apoio para dar início a um negócio próprio.
São três cursos que utilizam a tecnologia para desenvolver nos jovens as competências do século XXI, a autonomia em Tecnologias da Informação e Comunicação e a resolução de problemas sociais: “Introdução ao Mundo Digital – Internet, Word, Excel e Power Point (20h)”, “Modelagem de Aplicativos e Noções de Gestão de Projetos (16h)” e “Jogos de Lógica e Introdução à Programação (16h)”.
Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas no site http://www.cdi.org.br que informa a lista de parceiros.
Sobre o CDI
O CDI é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Trabalhamos em parceria com ONGs e instituições comunitárias que atuam com jovens para formar educadores sociais na metodologia CDI. Juntos, formamos uma grande rede para promover uma nova consciência e gerar oportunidades para esse público. (#Envolverde)