Áreas verdes, pedestres e redução de velocidade, transporte público, bicicletas, resíduos sólidos, e mudanças climáticas e energia são os temas dos seis debates que o projeto Cidade dos Sonhos realizará esta semana com especialistas das áreas. Com mediação do jornalista Bernardo Câmara e presença fixa de Tai Nalon, da agência Aos Fatos – responsável pela análise dos programas de governo e acompanhamento das declarações dos candidatos à prefeitura de São Paulo – os debates serão editados em vídeos de 15 minutos e poderão ser conferidos no canal do Cidade dos Sonhos no Youtube a partir desta quinta, 13 de outubro.
“Embora São Paulo não tenha um segundo turno para escolha de seu prefeito, está claro que os debates da campanha não se encerraram”, explica Gabriela Vuolo, representante do Cidade dos Sonhos – projeto que reúne mais de 30 organizações da sociedade civil de todo o país. “Alguns dos assuntos mais controversos têm relação direta com o meio ambiente, comprovando as conclusões da Pesquisa Data Folha que indicavam que temas ambientais teriam grande peso nas eleições deste ano”, completa.
O debate sobre ruas exclusivas, pedestres e redução de velocidade contará com a participação de Ana Carolina Nunes, articuladora da Cidadeapé, e de Rafaella Basile, coordenadora de projetos do Cidade Ativa, e abordará questões como a abertura da Paulista aos pedestres aos domingos, o destino do Minhocão como espaço de lazer e o aumento da velocidade das Marginais. A pauta também inclui a discussão do que se esperar da próxima gestão em termos de requalificação urbana.
Daniel Guth, diretor do Ciclocidade – que, junto com o Cidadeapé, fez o Ranking da Mobilidade Ativa durante o período eleitoral aqui em São Paulo – será o entrevistado do programa sobre bicicletas. Na A pauta, a polêmica são ciclovias e as perspectivas para o plano de infraestrutura cicloviária da cidade, bicicletas públicas compartilhadas e a integração com outros modais de transporte.
A análise sobre transporte público reunirá Rafael Calábria, pesquisador de mobilidade urbana do IDEC, e Renato Lobo, criador do portal Via Trólebus. A pauta inclui corredores de ônibus, ônibus 24 horas, a concessão das faixas de ônibus para empresas, passe livre e tarifas, além da nova licitação para o serviço de ônibus, pendente desde 2013.
A conversa em torno de áreas verdes terá como convidados Augusto Aneas, ativista da Rede Novos Parques, e Claudia Visoni, jornalista, agricultora urbana e integrante do MUDA-SP, que analisarão como esse tema apareceu na campanha e no programa de governo do prefeito eleito, como ficam as hortas urbanas e a questão do Parque Augusta, o Aeroporto de Parelheiros e o Parque dos Búfalos, além de suas declarações sobre parcerias com a iniciativa privada.
Quem analisará a pauta de energia do próximo prefeito será Barbara Rubim, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace, em uma conversa que abordará iluminação pública, solarização de escolas, eficiência energética e políticas de incentivos fiscais à solarização de empresas e residências.
Também será do Greenpeace o debatedor sobre transportes e clima. Vitor Leal, da campanha de Clima e Energia, analisará a controvérsia sobre a inspeção veicular e seu impacto sobre as emissões dos gases de efeito estufa em São Paulo, o desafio de cumprir a lei municipal de clima que estabeleceu que 100% dos ônibus da cidade usem combustíveis limpos até 2018 e quais as alternativas técnica e economicamente viáveis para evitar as 4700 mortes prematuras que ocorrem todos os anos por conta da qualidade do ar.
Para falar sobre resíduos, Bernardo Câmara entrevistará Daniel Carvalhor, co-fundador e diretor técnico da Cicla Brasil, e Eduardo Ferreira de Paula (Dudu), coordenador em São Paulo do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Na pauta, a questão dos lixões, a operação dos aterros em São Paulo, perspectivas de avanço na coleta seletiva e para as parcerias, feitas pela atual administração, grandes cooperativas de catadores, além do que poderá mudar para os catadores de lixo da cidade. (#Envolverde)
Confira abaixo os três primeiros vídeos da série:
Pedestres nas ruas com segurança
Mais áreas verdes para SP com o cuidado que elas merecem