Sociedade

Academia prova que dá para aliar malhação ao meio ambiente

Com novo conceito, espaço promove cuidados com o corpo e bem estar mental.

Fazer corridas, exercícios, yoga e meditação ao ar livre podem ser apenas um sonho para muitas pessoas. Com a vida corrida das grandes cidades, a falta de tempo e os quilômetros de trânsito, o melhor é se concentrar entre muros e blocos de concreto. Mas, atualmente, as academias tentam buscar ideias inovadoras, que façam com que os frequentadores não percam o ânimo das primeiras aulas. A Academia Ecofit Club, por exemplo, nasceu há 10 anos com uma proposta totalmente diferente e um conceito que hoje está mais em pauta do que nunca: a saúde física aliada à saúde mental.

O projeto de construção da academia foi por si só pensado neste conceito, uma academia ecológica e sustentável, com o ambiente limpo, uma bela vista e a luz natural que tornam o local agradável e aconchegante, propício para malhar, fortalecer, meditar, relaxar e claro, fazer amigos. A proposta é justamente essa, trazer o ambiente de amizade e diversão para dentro da academia. A ideia surgiu dos irmão Eduardo e Antonio Gandra, que desde crianças já gostavam das práticas esportivas e que acabaram testemunhando um incidente desagradável com um familiar, dentre muitos dos motivos, o sedentarismo.

Em 2005 a academia abria suas portas, construída com material reciclado, janelas de vidro para iluminação natural, madeira certificada, sistema de aproveitamento de água da chuva, sistema de captação de energia solar para aquecimento das piscinas, que são tratadas com ôzonio – assim, mostrou que é possível ser economicamente sustentável e agora tem como objetivo sempre se manter no topo, proporcionando um atendimento interdisciplinar com profissionais de nutrição, psicologia, educação física, medicina e fisioterapia. O ambiente é bem diferente da maioria das academias – sempre muito fechadas e escuras -, pois tem arquitetura e decoração com jeito de clube, hotel ou spa: confortável, natural, alegre e inspirador para exercitar corpo e mente.

Além disso, também há coletas seletivas de lixo, incluindo o óleo de cozinha, campanhas de recolhimento de baterias, lâmpadas e lixo eletrônico e destino certo para restos de comida do refeitório. Os funcionários participam também de um treinamento e programa especial de recursos humanos, com reuniões semanais onde são debatidas novas ideias e propostas para a Ecofit. Os resultados? 4% de diminuição nos gastos gerais em comparação a uma academia comum e mensalidades iguais ou até mesmo menores.

A Ecofit também possui parceria com ONG’s, bicicletário, educação ambiental para crianças, oficinas, palestras, disponibiliza livros sobre sustentabilidade e atendimento à estudantes e empresários com visita orientada às instalações de toda a academia.

Serviço:

Para saber mais acesse aqui.

(#Envolverde)