Sociedade

Com apoio do Senac, SKY lança programa inédito no Brasil de educação audiovisual para atender jovens de escolas públicas

O Escola+ inicia com um projeto piloto em 60 instituições de Jaguariúna e Jundiaí com previsão de contemplar mais de 25 mil jovens da rede municipal

A programação televisiva vista sob o prisma da educação. A partir desse conceito, a SKY, em parceria com o Senac São Paulo, colocou em prática o Escola+ no Brasil. A proposta é que professores da rede pública de ensino utilizem recursos audiovisuais em atividades de sala de aula e instiguem seus alunos a uma leitura crítica sobre a linguagem da televisão. A iniciativa consiste no uso da programação de TV como ferramenta educacional nas aulas destinadas a crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.

O Senac São Paulo é responsável pela capacitação dos professores da rede pública, ministrando aulas baseadas na metodologia ativa da instituição e no aprender na prática. O objetivo é que os educadores identifiquem, dentro da vasta programação televisiva, os conteúdos mais apropriados aos planos curriculares da educação básica e os apliquem em aulas ainda mais dinâmicas. A SKY, por sua vez, vai disponibilizar material educacional de parceiros, como Discovery na Escola, National Geographic, Disney, Take Off Media e Fundación Torneos, para enriquecer a metodologia pedagógica nas escolas.

O projeto piloto está em desenvolvimento em Jaguariúna e Jundiaí, cidades do interior de São Paulo. A iniciativa tem o apoio das prefeituras locais e deve contemplar, nesta primeira etapa, 60 instituições e mais de 25 mil estudantes da rede pública de ensino. A ação tem como referência uma experiência bem-sucedida em países da América Latina que tem capacitado professores a utilizarem recursos audiovisuais em salas de aulas. No Brasil, o objetivo do projeto é que seja ampliado gradativamente, atendendo a outras cidades do país.

Implementado em 2007 pela DIRECTV, o programa abrange atualmente oito países latino-americanos – Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai. No Brasil, o projeto pioneiro Escola+ faz parte das ações de responsabilidade social da SKY, que conta com a experiência educacional do Senac São Paulo para capacitar os professores da rede pública de ensino.

Sandro Mesquita, vice-presidente de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade da DIRECTV Latin America e líder do time da SKY no Brasil, conta que o conteúdo audiovisual é uma ferramenta educacional que apoia os professores em seus processos pedagógicos. “Estamos muito felizes em trazer o Escola+ para o Brasil. Esperamos que o sucesso do programa na América Latina possa ser replicado localmente, assim, nos próximos anos, poderemos expandi-lo para todas as regiões do país”.

Jeito Senac de Educar

À frente do processo de capacitação dos professores, uma equipe de especialistas do Senac São Paulo ministra aulas teóricas e práticas, estruturadas a partir de situações reais vivenciadas pelos educadores da rede pública. O conteúdo pedagógico conta com atividades presenciais e de ensino a distância e foi elaborado conforme a proposta do programa Escola+.

Para Maurício Pedro, gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo – área responsável pelo desenvolvimento do Escola+, o programa reforça o compromisso da instituição em viabilizar soluções educacionais customizadas, alinhadas aos objetivos estratégicos das organizações. “É gratificante saber que ferramentas audiovisuais, como a televisão, têm sido utilizadas como instrumento pedagógico e servido de motivação para professores e alunos no processo ensino-aprendizagem; e que os nossos docentes estão fazendo parte de um projeto pioneiro e bem-sucedido”.

Atendimento Corporativo do Senac São Paulo

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor contam com a expertise do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo no desenvolvimento de soluções educacionais customizadas alinhadas aos objetivos estratégicos de cada umas delas, nas modalidades presencial e a distância. A instituição já capacitou mais de 770 mil profissionais em cerca de 7 mil empresas, como Bosch, Unilever, Walmart, Basf, Cinemark, Hospital Sírio-Libanês e Instituto Eurofarma. Também implementou projetos de desenvolvimento social para mais de 340 prefeituras. Reconhecido por especialistas do setor, o Senac São Paulo conquistou 16 vezes o prêmio Top of Mind de RH na categoria Treinamento e Desenvolvimento e, em 2018, foi eleita como a melhor empresa no segmento Educação Continuada. Organizações interessadas em contatar o Atendimento Corporativo têm à disposição canais exclusivos: www.sp.senac.br/corporativo e 0800 707 1027.

Sobre a SKY

A SKY é a maior operadora de TV paga via satélite do país. Distribui a programação 100% digital para assinantes, em todo o território nacional, com soluções de produtos para os mais variados perfis de público, do pós ao pré-pago. É a operadora que trouxe o maior número de inovações tecnológicas em TV paga no Brasil, sempre aliada à melhor programação e à excelência no atendimento aos 5,2 milhões de clientes. Acesse www.sky.com.br.

Entrevista

Professores da rede pública usam conteúdo de programas de TV como ferramenta educacional em sala de aula

As aulas desenvolvidas pela equipe de docentes do Senac São Paulo já têm transformado a rotina de professores da rede pública de ensino de Jaguariúna e Jundiaí. Antes mesmo de concluir o treinamento e a capacitação do programa Escola+, parte deles já colocou em prática ideias sobre como trabalhar o conteúdo televisivo como uma ferramenta educacional.

Helena Pedrosa, docente da área de desenvolvimento social do Senac São Paulo, falou sobre o assunto em entrevista na qual detalha o Escola+, desde a implementação, o desenvolvimento e a proposta do programa. Cerca de 200 educadores das cidades contempladas pela iniciativa já participaram das primeiras atividades de capacitação promovidas pelo Senac.

1) Como se deu a parceria entre o Senac e a SKY para implementação do Escola+?

O Escola Plus e a área de responsabilidade social da SKY no Brasil buscaram o Senac São Paulo para capacitar professores para promover a disseminação dessa proposta em nosso país. Hoje auxiliamos a SKY no desenvolvimento do Escola+, que prevê o uso de conteúdos de sua programação de forma pedagógica, ou seja, em sala de aula, pelas escolas participantes do programa.

2) O projeto está em qual etapa? Já foi possível notar resultados?

Estamos na segunda fase de capacitação de cerca de 200 docentes da rede municipal de Jaguariúna e Jundiaí. Eles têm participado de aulas de ensino a distância, com tutoria de nossa equipe. Ao longo do programa, teremos ainda visitas de acompanhamento, fórum e oficinas presenciais que vamos organizar junto com as secretarias de educação dos municípios parceiros. Desde que começamos, percebemos comprometimento de todos. Na primeira fase, fomos surpreendidos com iniciativas diferenciadas desenvolvidas pelos professores. Alguns deles utilizaram documentários da grade da SKY para ilustrar conteúdos teóricos apresentados em sala de aula. Houve quem usou materiais de telejornais para falar de gêneros textuais. Os debates políticos serviram de insumo para falar sobre cidadania. O recurso de legenda de filmes foi trabalhado em aulas de idiomas. Em sala de aula usaram jogos para abordar questões de ortografia. Ou seja, entendemos que as estratégias ministradas pelo Senac foram compreendidas e já estão sendo aplicadas nas escolas, mesmo nesta fase inicial, e a televisão, de fato, tem sido trabalhada como uma ferramenta audiovisual educacional.

3) O projeto prevê a utilização de um canal de TV educativa, recursos audiovisuais e material pedagógico a serem trabalhados por professores como ferramentas educacionais para disseminar o conceito de cidadania entre os alunos. Como está esta ação?

A SKY instalou os equipamentos e disponibilizou a grade de canais para as escolas piloto. Ao todo, foram instalados 112 pontos de TV em 60 instituições das duas cidades que fazem parte do projeto. O processo foi feito com base no Programa Escola Plus, que atende escolas prioritariamente localizadas em áreas rurais e de difícil acesso em oito países da América Latina. No Brasil, o Escola+ foi desenvolvido a partir de quatro pilares desse programa, com adaptações conforme a realidade de nosso país. Esses pilares consideram o uso de tecnologia de ponta, com a entrega de equipamentos para as escolas e com a possibilidade de 400 horas de gravação de conteúdos; a excelência dos conteúdos com informações culturais, esportivas, infantis e variedades; aplicação de uma metodologia inovadora que fornece recursos audiovisuais para garantir o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem; e o acompanhamento permanente dos projetos desenvolvidos pelas escolas.

4) Quais metodologias pedagógicas foram desenvolvidas com os professores até o momento? Eles serão certificados?

O Escola+ prevê o desenvolvimento de diversas ações pedagógicas. Na fase inicial, a equipe docente, técnica e de supervisão educacional do Senac São Paulo desenvolveu atividades baseadas em estratégias de gamificação e design thinking, com foco em nossas marcas formativas – atitude empreendedora, atitude sustentável, atitude colaborativa, domínio técnico- cientifico e visão crítica –, que são os diferenciais de nossa instituição. Ao final do curso, os professores que cumprirem a carga horária de 75% de frequência e participação nas atividades receberão a certificação do Senac.

(#Envolverde)