Como Paulo Freire inspirou uma das melhores escolas dos Estados Unidos
.


Por Glauco Faria, da RBA –
Combatida por segmentos obscurantistas no Brasil, filosofia freiriana é usada em colégio premiado para proporcionar uma aprendizagem diferenciada e centrada no aluno, integrando a comunidade escolar
Em 2014, a escola estadunidense Revere High School, localizada na cidade de Revere, em Massachusetts, foi reconhecida pelo National Center for Urban School Transformation ( Centro Nacional pela Transformação do Ensino Urbano ) como a melhor escola pública de ensino médio do paí s.
Dois anos depois, recebeu outra premiação, tornando-se uma das oito medalhistas do “Schools of Opportunity” ( Escolas de Oportunidade ), do National Education Policy Center ( Centro Nacional de Educação Política ), por “fazer coisas extraordinárias para os estudantes”. Entre seus 2 mil alunos, 34% vêm de famílias de baixa renda e 12% são imigrantes que muitas vezes frequentam a escola falando pouco ou nada da língua inglesa.

Um dos responsáveis por esse bom desempenho é o diretor de Dados e Responsabilidade Acadêmica Lourenço Garcia. Nascido em Cabo Verde, ele é admirador da obra de
Paulo Freire
, com a qual entrou em contato durante seu doutorado. Segundo ele, isso o auxiliou na implantação de iniciativas bem sucedidas na Revere High School.
“Todo o ensino invertido, engajamento do aluno no ambiente acadêmico, relação entre o professor e o aluno, educação diferenciada e centrada no aluno, agência de estudos, ensino personalizado etc são práticas e teorias que emanaram da filosofia freiriana”, conta Garcia, em entrevista concedida por e-mail. “Todos esses ensinamentos foram introduzidos e têm sido implementados na escola secundária de Revere com sucesso.”
As ações promovidas na escola têm como objetivo criar um ambiente de respeito e acolhimento para toda a comunidade escolar, incluindo uma “academia” para recém-chegados, onde estudantes com pouca familiaridade com o inglês (são 27 idiomas falados na escola) ou lacuna educacionais recebem o apoio de uma equipe multidisciplinar. Há também um programa anti-bullying e os próprios alunos se organizam em pequenos clubes para promover atividades contra o assédio e a discriminação.
Perguntado sobre os movimentos que no Brasil tentam descaracterizar o legado de Paulo Freire, Garcia é assertivo. “Bom, acho que tudo isto reflete preconceitos orquestrados pela ideologia da direita para desacreditar a filosofia freiriana e manter o status quo na dinâmica do ensino e aprendizagem.”

Confira abaixo a íntegra da entrevista com Lourenço Garcia.
Como você entrou em contato com a obra de Paulo Freire?
Estudei a obra de Paulo Freire enquanto estudante, quando fazia mestrado e doutorado na Universidade de Massachusetts Boston; confesso, porém, que já tinha algum conhecimento das linhas orientadoras de educação de Freire muito antes. Várias obras de Freire (por exemplo, Educação como Prática da Liberdade , Pedagogia do Oprimido , Pedagogia da Esperança , Política e Educação , Pedagogia da Autonomia , Cultura como Instrumento de Libertação etc.) foram usadas na minha dissertação de doutorado.
E de que forma ele influenciou em sua formação?
A filosofia educacional de Paulo Freire é focada no aluno, tendo como pano de fundo o respeito pelo educando enquanto sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem; para Freire, o aluno não é uma “tábula rasa” mas sim alguém que reage à interação social condicionada pelo próprio aluno e o professor. Freire rejeita a educação vertical que vê o professor como o único transmissor e guardião da sabedoria (educação bancária). Como educador, acredito plenamente na relação simbiótica entre o professor e o aluno defendida por Freire; por conseguinte, todo o meu conhecimento teórico, incluindo experiência nos campos de pedagogia, liderança e gestão escolar tem se baseado nos ensinamentos de Freire. Trata-se de uma filosofia justa e voltada para a justiça social. Esta é a mesma orientação filosófica que tenho defendido e implementado.
A Revere High School foi escolhida como a melhor escola de ensino médio da rede pública dos EUA em 2014. Foram aplicados princípios da teoria freiriana?
Com certeza. Todo o ensino invertido, engajamento do aluno no ambiente acadêmico, relação entre o professor e o aluno, educação diferenciada e centrada no aluno, agência de estudos, ensino personalizado etc são práticas e teorias que emanaram da filosofia freiriana. Todos esses ensinamentos foram introduzidos e têm sido implementados na escola secundária de Revere com sucesso.
Como Paulo Freire é visto entre os especialistas em educação nos Estados Unidos?
Paulo Freire é bem visto e aceito a nível do ensino superior (escolas superiores, colégios, e universidades). Embora muitos aspectos da filosofia freiriana sejam aplicados em algumas escolas, Freire é ainda pouco conhecido e discutido, principalmente no seio das escolas com práticas de ensino tradicional.
No Brasil há um movimento chamado “Escola sem Partido” que acusa a obra de Paulo Freire de fazer “doutrinação marxista” . Como você vê isso?
Bom, acho que tudo isto reflete preconceitos orquestrados pela ideologia da direita para desacreditar a filosofia freiriana e manter o status quo na dinâmica do ensino e aprendizagem.
Como o legado de Paulo Freire pode influenciar no futuro da educação? Sua obra se mantém atual?
A obra de Freire já influencia a educação contemporânea e continuará a iluminar filosofias e práticas que sustentam o ensino personalizado e centralizado no aluno. (#Envolverde)