Em um momento como esse que estamos vivemos atualmente, no qual as preocupações com o meio ambiente passaram a ser prioridade em todas as esferas e segmentos, as pessoas têm investido mais tempo na busca por práticas que tornem a rotina mais sustentável, reduzindo os impactos negativos das ações humanas, inclusive dentro dos condomínios onde residem.
Entre os muitos benefícios trazidos por essas ações tanto individualmente quanto para a comunidade pode-se destacar a melhora na qualidade de vida, maior eficiência dos processos e economia na gestão da propriedade – e vale ressaltar que tudo isso faz com que os imóveis e apartamentos sejam valorizados. Pensando nisso, a Group Energia, única empresa brasileira de energia renovável por assinatura especializada no mercado condominial, listou três dicas para quem quer criar um espaço condominial mais ecológico e focado na preservação ambiental. Confira:
Transforme as áreas verdes em hortas comunitárias
Uma atividade importante e que pode contribuir tanto para a saúde e economia dos moradores quanto na promoção de uma integração maior entre eles é transformar partes das áreas verdes do prédio ou condomínio em hortas comunitárias com temperos, legumes e tudo mais que puder ser plantado e consumido. “Para que todos possam se beneficiar dos resultados positivos dessa ação, é essencial estabelecer algumas regras, como, por exemplo, quem será responsável por cuidar do espaço e com que frequência deve-se colher os alimentos, além de promover um encontro para ensinar os condôminos sobre a forma correta de cuidar da horta e manuseá-la”, comenta Pedro Henrique de Araújo, Diretor Executivo da Group Energia.
Invista em energia solar
Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), entre janeiro e agosto deste ano foram instalados 180 mil sistemas para geração distribuída de energia solar, valor 41% maior que no mesmo período de 2020. Para o especialista, essa é uma das principais ações capazes de transformar positivamente a vida condominial. “A sociedade está cada vez mais ciente da importância de investir em energia solar não apenas como uma forma de contribuir para o bem-estar do meio ambiente, mas também preservar a saúde financeira do estabelecimento. Soluções desse tipo conseguem diminuir em até 23% os gastos com a conta de luz, além dos benefícios para a natureza, como menor emissão de CO²”, analisa.
Faça gestão dos resíduos
Ainda que essa já seja conhecida por parte das pessoas, existem muitos condomínios que não fazem a separação correta dos resíduos recicláveis e orgânicos. Focar nisso cria uma conscientização maior entre os moradores, que também passam a se atentar com a compra de produtos que produzam muito lixo difícil de reciclar. “Isso com certeza contribui para a criação de um ecossistema mais sustentável que pode impactar toda a cadeia produtiva, visto que, com a demanda por opções mais ecológicas, a indústria também passa a investir mais nessa questão”, observa o especialista. Além disso, a gestão pode fazer parceria com instituições que realizam esse trabalho e utilizar o valor obtido para melhorias no local.
#Envolverde