Concurso de reciclagem incentiva o descarte consciente por meio do programa de coleta e reciclagem de instrumentos de escrita
Com a volta às aulas, pais e filhos estão indo às compras de materiais escolares para o início do ano letivo. Com isso, os materiais utilizados no passado passaram a ser descartados em lixos comuns, sem nenhuma possibilidade de receberem um destino sustentável. Diante desse cenário, desde 2012 a TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, em parceria com a Faber-Castell, disponibiliza, gratuitamente, o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que tem como objetivo garantir o descarte seguro e responsável desses resíduos.
Para incentivar ainda mais o descarte consciente, as duas empresas criaram o Concurso Faxina nos Armários, que premiará com um ano de material escolar a escola pública que mais enviar itens de escrita. A 9ª edição do concurso será aberta dia 14 de fevereiro, com validade até 16 de maio em todo o território nacional. Além do grande prêmio, os outros 9 participantes melhor colocados serão premiados com pontos extras, que serão destinados como doação financeira para uma instituição sem fins lucrativos de sua escolha.
Para participar, é necessário se cadastrar no site da TerraCycle, se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, e começar a coletar. O envio dos itens deverá ser feito gratuitamente pelos Correios, de um modo bem simples. O participante deve acessar a página do Programa no site da TerraCycle, gerar uma etiqueta de envio pré-paga e levar a caixa de instrumentos de escrita com a etiqueta até a agência mais próxima.
Somente os materiais recebidos e computados durante a vigência do Concurso Faxina nos Armários concorrerão às premiações. Para garantir participação, é importante observar que a remessa leva de três a cinco semanas — contadas da data de postagem — para ser recebida e computada no sistema pela TerraCycle. Também vale ressaltar que o programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular R$ 1,60 por quilo de resíduo enviado.
De acordo com Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, iniciativas como essa são importantes para repensar a ideia do lixo e a do descarte consciente. “Além dos lápis, o programa recolhe canetas, canetinhas, marca textos, e marcadores usados de qualquer marca. O material recebido é moído e transformado em matéria-prima para reintrodução na cadeia produtiva de produtos diversos, tais como vasos de plantas, lixeiras, pás de lixo, entre outros. Iniciativas como essa permitem que o consumidor reavalie as suas escolhas, sobretudo quando os produtos chegam no fim do seu ciclo de vida”, afirma.
“Nosso compromisso com a sustentabilidade ultrapassa as fronteiras da nossa atuação empresarial”, comenta Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell. “Nossa parceria de mais de 9 anos com a TerraCycle já gerou ótimas iniciativas, por isso, é tão gratificante para nós como organização, impactar e inspirar outras empresas e consumidores a fazerem a sua parte social e ambiental.”, complementa.
Em 10 anos de existência, o programa já arrecadou 26,6 toneladas de materiais usados e conta com 5.879 locais participantes ao redor do Brasil, sendo 300 destes pontos públicos de coleta. Com isso, durante todo o ano os participantes têm a oportunidade de acumular pontos por unidade de instrumento de escrita coletado e enviado para reciclagem, que podem ser convertidos em doações financeiras para instituições sem fins lucrativos e escolas públicas através da escolha do time de coleta. Saiba mais sobre o concurso e leia o regulamento aqui.
Sobre a TerraCycle
Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.
No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.
Sobre a Faber-Castell
Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis — lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e 10 mil hectares de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano e absorvem 900 mil toneladas de CO2 da atmosfera, compensando a pegada de carbono das plantas de produção da marca em todo o mundo. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas, a plataforma Hora da Invenção e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.
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