Sociedade

ContAí | Cidades | Ocupação do Espaço Público – Novo Modus Operandi

Os espaços públicos das cidades precisam ter usos democráticos e que forneçam bem estar aos cidadãos. Nem sempre é isso que acontece, muitas vezes com a apropriação desse espaços por grupos econômicos que defendem apenas interesses provados. Mesmo o poder público, que deveria trabalhar pelas prioridades da sociedade, algumas vezes é, também, um agente da especulação com os bens sociais. A mediação desse diálogo será do jornalista Dal Marcondes, da Envolverde.

Dia 24 de agosto, quinta-feira, das 16 às 17 horas na Unibes Cultural.

Participantes

Lincoln Paiva é pesquisador da temática de cidades caminháveis, fundador da Green Mobility, especialista em planejamento e Gestão de Cidades Poli-USP, Mestre em Urbanismo – FAU/Mackenzie. Conselheiro de Políticas Urbanas da Cidade de São Paulo e Membro titular da comissão de paisagem urbana da cidade de São Paulo.

Carolina Tarrio faz parte do Movimento Boa Praça, que começou suas atividades em 2008. Desde então, tem descoberto que é possível conhecer vizinhos, fazer coisas pela cidade e dar e receber vários “bons dias” pela rua – mesmo em uma megalópole.

Renata Minerbo é arquiteta urbanista, amante da natureza, de aventuras e de relações com significado. Acredita que o afeto é uma das grandes armas para mudar o mundo, e que todos podemos ser parte da solução se colocarmos a mão na massa para isso. Fundou o Acupuntura Urbana em 2013, negócio social que mobiliza comunidades para transformar suas realidades de maneira lúdica e participativa.

Wagner Rebehy, arquiteto e urbanista graduado pela FAU-USP, é arquiteto titular do escritório WRA arquitetos e dirige a filial brasileira da escritório suiço U-TT (Urban Think Tank).

Mediador

Dal Marcondes é jornalista, 61 anos, diretor da Envolverde – Revista Digital. graduado pela Escola de Comunicação e Artes e especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP e mestrando em Jornalismo Digital pela ESPM. Especializado em Jornalismo Econômico, conta com passagens pelas redações das revistas IstoÉ, Exame, Dirigente Industrial, pelas agências France Presse, Dinheiro Vivo, Agência Estado e pelos jornais DCI, Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo.

Virada Sustentável São Paulo

ContAí é uma roda de conversa com especialistas e ativistas de diferentes áreas. Em formato descontraído e aberto à participação do público, promove reflexões sobre os temas que dizem respeito ao nosso futuro comum.