Sociedade

Coproduzido por indígenas, O Território, estreia no Brasil

Na primeira semana de setembro, o elenco do filme estará na capital paulista para o lançamento. Ainda neste mês, “O Território” será exibido no Central Park em NY.

No mês passado a polícia federal prendeu um dos acusados de assassinar Ari Uru-Eu-Wau-Wau em abril de 2020 que aparece no filme.

O documentário oferece um retrato autêntico do cotidiano e das lutas de uma comunidade indígena. É que dentro do território Uru-eu-wau-wau, há menos de 200 pessoas, incluindo idosos e crianças, para defender quase 1.867,117 hectares de floresta tropical. No filme vemos que nas margens das terras protegidas, uma rede de agricultores se organiza para clamar suas reivindicações por meio de canais oficiais, enquanto grileiros individuais começam a desmatar trechos de floresta tropical por conta própria.

Sobre o filme

Com a sobrevivência da comunidade em jogo, Bitaté Uru-eu-wau-wau e Neidinha Bandeira — uma jovem líder indígena e sua mentora — devem encontrar novas maneiras de proteger a floresta tropical de invasores. Mas, em vez de depender de outros para contar sua história, os Uru-eu-wau-wau assumem o controle da narrativa e criam sua própria equipe de mídia para trazer a verdade ao mundo.

#Envolverde