A distribuidora da Cummins nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre anunciou para potenciais clientes a oferta de energia solar em conjunto com grupos geradores para a região Norte do Brasil. A empresa, que pertence ao grupo DCCO, aposta na venda integrada de soluções energia solar para clientes que também usam geradores fabricados pela Cummins.
A oferta é de energia solar Grid Tied, que inclui homologação e instalação do sistema para mini e micro geração de energia tanto para residências quanto para comércios e indústrias. “A energia solar é um complemento às soluções de energia que a Noroeste já disponibiliza. Estamos trabalhando com o sistema on-grid”, diz diz Sérgio Gabriel, diretor da Noroeste. Essa metodologia interliga a geração solar própria à rede da concessionária.
Os estados de Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre recebem boa incidência solar, de 5,5 kWh/m², na avaliação da Noroeste. Entretanto, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há poucos projetos instalados e homologados nesses estados. Em 2016, o número foi de 41 projetos, representando 0,003% dos projetos instalados no Brasil.
“O nosso objetivo é aumentar o número de projetos instalados na região Norte, mostrando as vantagens de se ter um sistema fotovoltaico e diminuir os custos nas contas de energia desses clientes. Nosso primeiro foco será nos clientes que têm geradores Cummins, uma vez que temos relacionamento com eles e podemos oferecer mais uma solução em energia”, diz Sérgio Gabriel. Fonte InfraRoi (#Envolverde)