Com inscrições abertas até o dia 31/10, o Desafio Criativos da Escola premiará iniciativas protagonizadas por crianças e jovens e apoiada pelos educadores que impactem e transformem a realidade das escolas e suas comunidades. Recuperar uma praça abandonada e torna-la um espaço de lazer e incentivar os jovens a irem para a escola de bicicleta são alguns dos inúmeros exemplos de como a criatividade pode ajudar na evolução da educação brasileira.
Iniciativa do Instituto Alana, o projeto terá um júri que selecionará cinco histórias de transformação em todo o Brasil. Compõem o júri Helena Singer, colunista do Portal Aprendiz, e Anna Penido, diretora-executiva do Instituto Inspirare, entre outros.
O site do projeto disponibiliza textos, vídeos e reflexões que podem ajudar os educadores que têm interesse em desenvolver projetos de transformação com seus alunos.
A divulgação do prêmio acontece em novembro. No início de dezembro, os autores das cinco ideias escolhidas viajarão à São Paulo para vivenciar uma experiência de inovação durante dois dias.
A escola ganhadora receberá R$ 2 mil para celebrar a conquista com toda a comunidade escolar. Educadores responsáveis pelos grupos ganharão R$ 1 mil para fazer um curso a sua escolha. (Portal Aprendiz/ #Envolvere)
* Publicado originalmente no site Portal Aprendiz.