Sabia que você pode fazer o jornalismo digital chegar a mais gente? E isso, muitas vezes, independe de ajuda financeira – que é sempre bem-vinda. Você pode ser um ator importante para que conteúdo de qualidade produzido por diferentes organizações de mídia digital chegue cada vez mais longe. Neste Dia de Doar para o Jornalismo, separamos 3 formas que você pode participar:
1 – Seja ativo nas redes sociais do seu veículo favorito
Os “robôs” das redes sociais percebem a relevância de conteúdos por meio das interações que ele possui. Portanto, quando você curte, comenta, compartilha ou salva um post ou um tweet de uma organização, você envia uma mensagem para o algoritmo de que aquele conteúdo é importante e precisa ser distribuído para mais gente. Se mais gente interagir, mais pessoas vão acessar nosso conteúdo. E isso pode ser feito em todas as redes sociais e também durante lives e eventos. Você pode começar encaminhando este e-mail, por exemplo.
2 – Fale sobre com quem você conhece
Dizem que a melhor propaganda é a do boca a boca. Se você viu alguma reportagem impactante de uma mídia digital, envie o link para seus parentes, amigos, colegas, nos grupos de whatsapp ou telegram, por e-mail. Quanto mais gente entra nos nossos portais e acessa nossas reportagens, o Google entende aquele conteúdo como relevante e passa a sugerir para mais gente. Além disso, compartilhando, você ajuda a romper com a narrativa da toda poderosa imprensa hegemônica.
3 – Apoie sempre, apoie quando e quanto puder, mas apoie
O Jornalismo precisa de recursos financeiros para funcionar. Temos que pagar nosso pessoal, custear hospedagem do site, assegurar custos administrativos e as redes sociais alimentadas. Tudo isso tem um custo. Ajude com quanto e quando puder, mas ajude a nós e nossas parceiras do Dia de Doar. Precisamos contar histórias que você não vê em outros lugares, denunciar aquilo que ninguém denunciaria, pressionar autoridades. Precisamos seguir livres, plurais, fortes e atuantes.
Apoei – #DiadeDoar