Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia Mundial do Habitat 2023, assinalado em 2 de outubro.
O Dia Mundial do Habitat deste ano tem o foco em Economias Urbanas Resilientes e no potencial das cidades como propulsoras de um crescimento inclusivo, verde e sustentável.
Para cumprir essa promessa, as cidades precisam enfrentar uma série de desafios – desde choques econômicos e emergências climáticas crescentes até o aumento das desigualdades.
Por meio da nossa Coalizão Local 2030, estamos mobilizando todo o sistema das Nações Unidas para enfrentar essas crises, empregando o conhecimento e soluções locais, e promover a urbanização sustentável.
As iniciativas locais de desperdício zero estão apoiando a criação de economias circulares. Os esforços públicos para expandir os espaços verdes ajudam a resfriar as paisagens urbanas durante as ondas de calor. E as ações comunitárias para reduzir o desperdício de alimentos e promover a produção local são etapas fundamentais na transformação de nossos sistemas alimentares.
Construir maior resiliência e proteger melhor as populações vulneráveis exige investimentos muito maiores em infraestrutura sustentável, sistemas de alerta precoce e moradia adequada e acessível para todas as pessoas.
Ao mesmo tempo, devemos trabalhar para melhorar o acesso à eletricidade, água, saneamento, transporte e a outros serviços básicos, investindo simultaneamente em educação, desenvolvimento de habilidades, inovação digital e empreendedorismo.
A ação local é vital, e a cooperação global é indispensável.
Neste Dia Mundial do Habitat, vamos nos comprometer a construir assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis para todas as pessoas, em todos os lugares.
Imagem de destaque: Parque Burle Marx, em São Paulo, a maior cidade do Hemisfério Sul. Foto: © Eduardo Frederiksen/Getty Images
António Guterres
(Envolverde)