Sociedade

EaD abre as portas do ensino superior para adultos

Estudo realizado pela plataforma Quero Bolsa conclui que o Ensino a Distância é uma opção para quem não pôde estudar na idade ideal

Sete em cada dez pessoas que ingressaram em cursos de graduação a distância têm a partir de 25 anos de idade, ou seja, iniciaram a faculdade tardiamente. O dado foi levantado pela equipe de Inteligência Educacional do Quero Bolsa, principal plataforma digital para inclusão de estudantes no ensino superior do País, ao avaliar os dados coletados pelo Inep para elaborar o Censo da Educação Superior 2017 (o mais recente disponível). O time de Inteligência Educacional comparou a distribuição por faixa etária dos ingressantes em cursos EaD com os alunos novos em cursos Presenciais e constatou que a proporção é exatamente oposta. Ou seja, enquanto 71% dos alunos EaD ingressam mais tarde na graduação, 68% dos alunos ingressantes em cursos presenciais começaram a estudar na faixa etária adequada (até os 24 anos).

Ingressantes por faixa etária resumida

Fonte: Quero Bolsa, com dados do Censo da Educação Superior 2017
(Faça o download das imagens à visualização dos gráficos em alta)

“Este dado demonstra que a tecnologia tem o poder de incluir a parcela da população que, por diversas razões, perdeu a chance de cursar uma faculdade com a idade esperada para o curso”, analisa Pedro Balerine, diretor de Inteligência Educacional da plataforma Quero Bolsa. “Isso ocorre graças a dois fatores preponderantes, a mensalidade mais barata e a conveniência da facilidade de adequar a carga horária e os estudos à rotina de trabalho”, explica.

Ao avaliar a distribuição dos alunos ingressantes por faixas etárias, nota-se a grande concentração de novos alunos entre 17 e 24 anos em cursos presenciais, e uma distribuição mais homogênea (dos 17 aos 40 anos) nos cursos a distância. A partir daí os ingressos sofrem uma queda constante, mas o EaD inclui, proporcionalmente, três vezes mais estudantes do que os cursos presenciais nas demais faixas etárias analisadas.

 

Distribuição dos ingressantes por faixa etária e por modalidade de ensino

Fonte: Quero Bolsa, com dados do Censo da Educação Superior 2017

Ensino Público

Em ambas as modalidades de ensino, os alunos egressos de escolas públicas são maioria, mas, no ensino a distância (EaD), os alunos que concluíram o ensino médio na rede pública representam quase 85% do total, enquanto os que estudaram na rede privada correspondem a menos de 16%. “Este dado permite concluir que a renda média das famílias dos alunos que escolhem estudar a distância é inferior à daqueles que ingressam em cursos presenciais”, destaca Balerine.

Distribuição dos ingressantes de acordo com a categoria administrativa das escolas onde concluíram o ensino médio

Fonte: Quero Bolsa, com dados do Censo da Educação Superior 2017

Já a distribuição por gênero e origem étnica do aluno do ensino a distância e do aluno presencial são muito parecidas e registram proporções bem semelhantes, com pequenas variações, como, por exemplo, a parcela de estudantes do sexo feminino no EaD ser ainda maior do que no presencial. “Não é de hoje que as mulheres são maioria nas salas de aula das faculdades do País. De acordo com o último Censo, elas são quase 54% dos alunos no ensino presencial contra 58% no EaD”, aponta o diretor de Inteligência Educacional da plataforma Quero Bolsa.

Distribuição dos ingressantes por gênero, segundo a modalidade de ensino

Fonte: Quero Bolsa, com dados do Censo da Educação Superior 2017

Alunos Brancos, seguidos pelos Pardos são maioria tanto nas salas de aula de cursos presenciais quanto entre os matriculados em graduações EaD. No entanto, a modalidade ainda não atingiu um percentual elevado entre os negros. A participação desta parcela da população é ainda menor, representando apenas 5,25% das matrículas no EaD registradas em 2017, contra 6,85% dos ingressantes no ensino superior presencial. O mesmo ocorre com a população indígena, como pode ser visto no gráfico a seguir.

Distribuição dos ingressantes por cor e raça, segundo a modalidade de ensino

Fonte: Quero Bolsa, com dados do Censo da Educação Superior 2017

Perfil do aluno

A análise feita pela Inteligência Educacional do Quero Bolsa permite identificar o típico perfil do aluno que decide estudar graduação a distância. O aluno do EaD é tipicamente do sexo feminino, branco, entre 31 e 40 anos de idade, vindo das classes sociais mais baixas. “Eu ainda acrescentaria que essa aluna provavelmente cursa Pedagogia, pois é o curso EaD com mais ingressantes, de acordo com o último Censo. São quase 190 mil matriculados.”, conclui Balerine.

Porém, o especialista chama atenção para um aspecto importantíssimo na escolha pela modalidade de ensino que o aluno vai seguir. “O ensino a distância exige do aluno um comprometimento ainda maior com o curso, mais disciplina no cumprimento das tarefas e nas horas dedicadas ao estudo e às aulas. Se ele não tiver perfil para isso, o risco de desmotivar e abandonar o curso é alto”, afirma.

Para ajudar o estudante a fazer uma autoavaliação e descobrir se tem o perfil ideal para fazer uma faculdade a distância, o Quero Bolsa desenvolveu o teste de perfil EaD. Trata-se de uma ferramenta on-line gratuita baseada no estudo realizado pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston. Nele é possível identificar quatro elementos no perfil do candidato e, a partir deles, mapear as características comportamentais, ligando-as ao perfil exigido para o curso a distância.

Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) auxilia estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.300 instituições de ensino parceiras no País. A plataforma também reúne informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, o serviço conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS.

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