Sociedade

EAD cresce e muda o perfil de aluno destes cursos a distância

A educação a distância (EaD) é a modalidade de ensino que mais cresce no país, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Horários flexíveis, gestão das atividades pelo aluno e mensalidades acessíveis atraem 26% dos alunos da educação superior no Brasil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o número de alunos matriculados ultrapassou a marca de quatro milhões em 2017. A projeção feita pela Educa Insights, empresa pioneira em soluções inovadoras em pesquisa de marketing para o mercado da educação, é de que em 2018 43% dos alunos estejam inscritos nos cursos a distância.

Segundo o diretor de Ensino Superior a Distância da UniOpet, Pedro Andriolli, o crescimento no número de alunos da modalidade EaD está relacionado com a regulamentação dos cursos pelo MEC e o avanço da tecnologia. “A última década veio acompanhada do reconhecimento do EaD como uma modalidade de ensino pelo MEC e, simultaneamente, tivemos a popularização do acesso à internet no Brasil.”

A mudança no perfil do aluno também é destacada por Andriolli: “A busca por ensino superior e a conquista de um diploma vem acompanhadas do desejo por um ensino que ofereça horários flexíveis, gestão do plano de estudos pelo aluno e mensalidades com valores acessíveis”.

A coordenadora dos cursos de pós-graduação da UniOpet, Adriane Sampaio Torres, explica que a tendência para esse ano é o crescimento de matrículas nos cursos ligados às áreas da nova economia, como inovação, tecnologia e economia criativa. “A UniOpet está alinhada com as necessidades do mercado e por isso investe em novos cursos que preparem o profissional para o presente e o futuro.”

Entre os novos cursos da instituição estão os de especialização em Direito Digital e Robótico, Inovação e Gestão do Futuro e Tecnologia Avançada Aplicada à Estética. A UniOpet traz também oportunidades de aprimoramento de curta duração como os cursos livres Diversidades da Nova Economia: Empreendedorismo Feminino, Neuromarketing e Oportunidades de Negócios da Economia Criativa. (#Envolverde)