Por Redação do WWF Brasil –
Neste último final de semana, o WWF-Brasil, por meio do Programa Cerrado Pantanal, realizou uma oficina de educação ambiental, no Pontal das Águas, em Campo Grande. O evento contou com a participação de mais de 25 professores da rede pública do estado de Mato Grosso do Sul, que foram sensibilizados sobre as questões socioambientais.
A iniciativa, que tem parceria com a Conservação Internacional (CI) e o Instituto Supereco, utilizou de atividades lúdicas e interativas para mostrar ao público as principais ameaças ao meio ambiente, bem como discutir as medidas educacionais e mobilizadoras com vistas à redução da perda da biodiversidade na região.
Durante o evento, a analista de Conservação do WWF-Brasil, Terezinha Martins, fez uma apresentação sobre pedagogia, no tema da biodiversidade, explicando a pressão do ser humano sobre os recursos naturais. Ela ressaltou a importância do envolvimento de todos os segmentos – sociedade civil, poder público e empresas – para promover ações de redução de impactos.
“A escola é um espaço de transformação e de mudança, em que o cidadão pode ser educado a fazer a sua parte adotando uma postura crítica e melhorar seus hábitos de consumo. Por isso, apoiamos as discussões e as formações de professores no Mato Grosso do Sul”, afirmou Terezinha Martins.
Investigando a Biodiversidade: guia de apoio aos educadores do Brasil
A oficina faz parte de uma série de ações práticas relacionadas à publicação “Investigando a Biodiversidade: guia de apoio aos educadores do Brasil”, que tem como objetivo apoiar o trabalho de educadores no desafio de desenvolver atividades pedagógicas envolvendo professores, crianças e jovens sobre o significado e a importância da conservação da biodiversidade.
A obra é uma adaptação brasileira do material “Exploring Biodiversity” e é resultado de um dedicado esforço do corpo técnico das três ONGs – WWF-Brasil, CI e Supereco – que apostam na formação de crianças e jovens sobre o valor da natureza e da biodiversidade como forma de engajar esse público na conservação do meio ambiente.
O livro foi revisado e adequado à realidade brasileira em 2010 e desde então tem sido utilizado pelas organizações como um instrumento pedagógico de trabalho, útil no dia a dia do educador. (WWF Brasil/ #Envolverde)
* Publicado originalmente no site WWF Brasil.